PORTIFOLIO INDIVIDUAL 4 PERIODO

1482 palavras 6 páginas
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo, apresentar alguns conceitos e também trazer pesquisas e relatos sobre a brinquedoteca e seus aspectos, visando como um espaço que permite o brincar livremente, resgatando o lúdico na educação infantil.
O brincar permite à criança vivenciar o lúdico e descobrir a si mesma, aprender a realidade, tornando-se capaz de desenvolver seu potencial criativo. È também colocado como um dos princípios fundamentais, defendido como um direito, uma forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação entre as crianças.

A ludicidade ampliou-se, e tornou-se necessário criar espaços destinados às vivências lúdicas, que são chamados de brinquedotecas. A brinquedoteca é a criação de um espaço pedagógico, constituídas de brinquedos variados, o que promove o desenvolvimento cognitivo, criatividade, e a sociabilidade das crianças, o que incentiva a autonomia e a capacidade critica. Seu objetivo principal é proporcionar atividades lúdicas, a cooperação entre elas, e possibilitar um espaço para brincadeiras espontâneas.

A Brinquedoteca escolar é um espaço que permite o brincar livremente, com todo estimulo à manifestação de suas potencialidades e necessidades lúdicas, com a presença de muitos jogos variados e diversos materiais, que permitem a expressão da criatividade infantil. (ALMEIDA E CASARIN, 2002, p.1).

Neste espaço contamos com um coordenador, e um monitor. O coordenador tem a responsabilidade de cuidar do ambiente, organizar os jogos, arquivos e registros; catalogar os materiais, zelar pela limpeza, incentivar sempre o brincar e a construção do conhecimento, realizar planejamentos, documentar por meio de relatórios, e estabelecer regras. O monitor, também chamado de estagiário; deve ser criativo e participativo, ter controle emocional, e preparo pedagógico, seguir o cronograma estabelecido, elaborar relatórios de

Relacionados