Portifolio do cephas de eletronica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL HÉLIO AUGUSTO DE SOUZA

PORTFÓLIO



Curso: Eletrônica | Turno: Manhã | Mód: I |
Aluno: Seu nome | Nº: Seu número |

São José dos Campos
2010

O CEPHAS

O CEPHAS - Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza é uma instituição educacional mantido pela FUNDHAS - Fundação Hélio Augusto de Souza, tem como finalidade oferecer educaçãoprofissional através de cursos técnicos de nível médio, de acordo com a LDB 9394/96. Oferece também cursos de qualificação e requalificação através de formação inicial e continuada, ou seja, cursos de curta duração para atender trabalhadores, independente de escolaridade prévia. Os cursos têm duração variável e são dirigidos a vários setores, sempre voltados para atender a demanda do mercado detrabalho. Todos os cursos técnicos do CEPHAS são gratuitos e o acesso é feito através de vestibulinho, realizado duas vezes por ano.

O objetivo do CEPHAS é promover a integração às diferentes formas de educação ao trabalho, ciência e tecnologia, visando o permanente desenvolvimento de aptidões para uma vida produtiva e social, além de despertar e estimular a capacidade de visualização e resolução deproblemas e espírito empreendedor.

Visão
- Ser referência regional em educação continuada.

Missão
- Profissionalizar e capacitar recursos humanos visando inserí-los, mantê-los e recolocá-los no mercado de trabalho.

Valores
- Compromisso com a educação profissional;
- Compromisso com a ética e a cidadania;
- Compromisso com a qualidade

CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL HÉLIO AUGUSTO DESOUZA
Rua Tsunessabugo Makiguti, nº 399, Floradas São José
CEP: 12230-084 São José dos Campos – SP
Fones: (12) 3934-1135 / 3934-1995 / 3933-9771 TeleFax: (12) 3933-9898
E-mail: dircephas@fundhas.org.br

FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIA

O processo de aprendizagem-ensino com foco na construção de competências requer uma mudança de postura, tanto do professor quanto do aluno, ambos parceiros nessaempreitada.
Não existe o elemento “surpresa”. O conhecimento prévio das competências e seus indicadores fazem com que o aluno tenha participação ativa, de forma que a responsabilidade em relação ao êxito do processo seja também dele.
A metodologia utilizada para o desenvolvimento de competências assume papel relevante, exigindo atenção prioritária no planejamento do currículo, identificando-secom ações ou processo de trabalho do sujeito que aprende, processo este desencadeado por desafios, problemas e/ou projetos propostos pelo professor e por este monitorado, orientado e assessorado.
Interação e integração fazem parte do cotidiano, onde professor e aluno trocam experiências vividas ou comprovadas por outros profissionais da área, visando contextualizar a prática pedagógica com o mundodo trabalho.
A avaliação acontece de forma natural e contínua no processo de desenvolvimento das competências. Exige que o professor acompanhe, observe e analise o desempenho do aluno com visão integrada e abrangente, requisitando a identificação de indicadores dentro dos critérios estabelecidos, que evidenciam o conhecimento e o desempenho do aluno.
A avaliação deve servir para consolidarentendimentos, de forma que avaliados e avaliadores – em parceria – descubram avanços e eliminem dificuldades. Para tanto, procedimentos diversificados e criativos devem ser utilizados, para que juntos observem no processo contínuo, as evidências que apontam na direção da formação plena do profissional.

A síntese dos resultados da avaliação do aproveitamento será calcada nos três saberes: Saber,Saber Fazer e Saber Ser – que serão representadas por menções como abaixo:
AC - Atingiu as Competências
NC - Não atingiu as Competências

Os três saberes sintetizam os quatro pilares da educação, conforme a correlação, apresentada abaixo:
• SABER - Conhecimentos anteriores e adquiridos (aprender a conhecer)
• SABER FAZER - Desenvolvimento de habilidades (aprender a fazer)
• SABER SER -...
tracking img