Portifolio corporeidade e inclusao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5393 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL UNINTER








PORTFÓLIO– ORGANIZAÇÃO ESCOLAR



















PALMA SOLA – SC
2012



PORTFÓLIO– ORGANIZAÇÃO ESCOLAR






Relatório de Portfólio de pesquisa e prática profissional– organização escolar – apresentado a UTA – organização escolar, no Curso de Pedagogia á Distância do centro universitário uninter.

Centro Associado: Palma Sola - SC






Palma Sola - SC
2012
INTRODUÇÃO
Nos dias atuais a participação da organização da gestão escolar se faz cada vez mais presente para que aconteçam as orientações para a produção dos currículospara as escolas e para os alunos seja da modalidade do eja e educação especial este é um instrumento que rege a escola, a formação de professores: novos deveres, novos zelos, novas condições, novos métodos, a intervenção do contexto escolar das organizações coletivas elaboração do trabalho pedagógico, é uma forma mais apropriada para a construção de uma educação transformadora respeitadora e dignacom certeza seja melhor para toda a gestão escolar.
No trabalho nosso grupo ira apresentar um dos assuntos de suma importância para a educação que é a formação continuada, na qual é retratada por Anísio Teixeira, já na época de 1950 e que até hoje e um dilema para a melhoria da educação brasileira. O desenvolvimento dessas atividades com certeza é a forma mais precisa para nos mostrar que esseenvolvimento se faz necessário na escola, salientando a importância do trabalho pedagógico do espaço escolar do projeto político pedagógico, a formação continuada dos professores, pois são estas formações que expressa o aprofundamento para trabalhar com os alunos com a participação de todos, o conselho de classe, temos também que destacar os professores, pedagogos e pensadores, que conseguiramresponder as respostas para nós, sobre a formação do professor, sobre um novo tempo na educação, aonde a escola deve deixar de ser um lugar de lazer, e passar a ser um lugar de formação de uma educação para o trabalho isto é muito importante para nos influenciar na educação, e no aprendizado que nos leva a respeito de nossa educação, questionando interagindo, buscando informação, para construir umaeducação cada vez melhor.
Para nossa formação essa socialização de pesquisa e informação é muito importante, pois se torna um meio de conhecimento amplo é uma forma de estarmos aptos a trabalhar como gestores pedagógicos e professores que ainda virão em nossa carreira, salientando que isto só tende a nos beneficiar, por que nos dara mais segurança para trabalhar em escola frente a uma organizaçãoescolar e é um dos grandes desafios.
Livro: Constituição histórica da educação no Brasil
Professora: Maria de Fátima
Pág. 47
Atividade: 2
Acesse o site da SBHE – www.sbhe.org.br. No link “congressos”, escolha um dos congressos brasileiro de história da educação. Consulte as pesquisas apresentadas no evento e selecione um trabalho que aborde um tema pelo qual você tenha interesse. Leia o textoe identifique os seguintes tópicos: 1. O recorte feito para a pesquisa (local, instituição, tempo – período ou datas); 2. Objetivo central da pesquisa; 3.as fontes selecionadas e utilizadas para a investigação;4.os autores utilizados como referencia;e 5.os conceitos centrais para a pesquisa.apresente sua pesquisa e análise para a turma,ressaltando o que achou mais interessante.

O trabalhoescolhido é do IV congresso brasileiro de historia de educação, tendo como eixo de pesquisa o tema políticas educacionais e movimentos sociais, com o titulo “A formação de professores: novos deveres, novos zelos, novas condições, novos métodos.” feito por Vera Lucia Bregilia (UFF).
Sua pesquisa foi voltada entre as décadas de 1950 a 1960, tendo como base o Centro Brasileiro de pesquisas...
tracking img