Portifolio banco de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4469 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
banco de dados i

fabio rogerio alves morgado

banco de dados i

Taubate
2010

fabio rogerio alves morgado

Banco de Dados i

Trabalho apresentado a Banco de Dados I da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Prof. Roberto Yukio Nishimura

Taubate
2010

1. MODELO ENTIDADE-RELACIONAMENTO (M.E.R.)

O Modelo Entidade-Relacionamento(MER) foi desenvolvido pelo professor Peter Chen, a fim de representar as estruturas de dados de uma forma mais natural e mais próxima do mundo real dos negócios.

Apesar de ter recebido, por alguns outros estudiosos, algumas representações gráficas e abordagens
ligeiramente diferentes, tais como a notação Peter Chen, Bachman ou James Martin, o Modelo Entidade-Relacionamento acabou se tornando omais utilizado e, até mesmo, confundido com a própria modelagem de dados.
A abordagem que será utilizada neste trabalho par o estudo do Modelo de Dados baseia-se nas definições da Engenharia da Informação, proposta por James Martin.
O Modelo E-R propõe que a realidade seja visualizada sob três pontos de vista. Assim, há três conceitos fundamentais no Modelo E-R: Entidade, Atributo eRelacionamento.

2. CONCEITOS ENVOLVIDOS
O Modelo Entidade-Relacionamento propõe que a realidade seja visualizada sob três pontos de vista, a saber:

a) os objetos que compõem a realidade,
b) os tipos de informação ou características que se deseja conhecer sobre os objetos que compõem a realidade e
c) a forma como estes objetos interagem entre si.
Desta forma, o Modelo Entidade-Relacionamento écomposto por três conceitos: Entidade, Atributo e Relacionamento.
Os objetos que compõem a realidade são as Entidades.
As características que se deseja conhecer sobre os objetos que compõem a realidade são os Atributos.
A forma como os objetos interagem entre si constitue o Relacionamento.

3. DESCRIÇÃO DOS CONCEITOS
3.1. Entidade
O primeiro conceito estático do Modelo Entidade-Relacionamento é oconceito de entidade.
Entidade, do latim, entitas, significa ser, existência; é algo que possui existência distinta e separada, real ou imaginária[FELLITA, 1983, pág. 5].
Uma entidade corresponde à representação de todo e qualquer substantivo, concreto ou abstrato, sobre o qual precisa-se armazenar e/ou recuperar informações.
Por exemplo, os produtos de uma Organização não são idênticos, poispossuem características diferentes, mas eles podem ser refletidos em um modelo que represente todos os produtos e os tipos de informação ou
de características que se conhece sobre eles: a entidade PRODUTO. Assim, a entidade PRODUTO é formada por todos os objetos que podem ser classificados como um produto. A Entidade CLIENTE, por outro lado, é formada por todos os objetos que podem serconsiderados como um cliente.
Em inglês, o conceito de entidade recebe o nome que demonstra bem o seu significado, que é “entity type”, ou seja, um tipo de entidade.
Um outro aspecto importante no conceito de entidade é a possibilidade de individualização de cada um dos objetos que compõem o padrão.
Como exemplo, pode-se dizer que todo funcionário da Organização possui uma matrícula; através destamatrícula é possível identificar cada um dos indivíduos (distintos) sem risco de ambiguidades ou confusão.
Isto porque, se dois funcionários podem ter o mesmo salário ou até mesmo nomes idênticos, a matrícula é sempre única e não pode se repetir.
Portanto, diz-se que toda entidade deve possuir um identificador único ou chave primária. Este identificador único é um dos critérios para identificar umaentidade. Sempre que não for possível achar este identificador ou chave primária, então não estará caracterizada uma entidade.
Comparando a Modelagem de Dados com a Análise Sentencial, diz-se que cada entidade é uma palavra que representa um substantivo concreto ou abstrato.
Animal, pessoa, funcionário, residência, eletrodoméstico, móvel, imóvel, material, aeronave e aluno são exemplos de...
tracking img