Portifolio 01 - processos industriais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 6
1. Quais são os tipos de desgastes e avarias que podem ocorrer em uma ferramenta de usinagem? Mostre os exemplos.
R: Lascamento de cratera, Desgaste de flanco e cratera, Desgaste de entalhe, Deformação plástica do gume
Ex:

2. Quais são as causas e as ações a serem tomadas para a minimização de avarias e desgastes da ferramenta?
R: : Lascamento: é resultante da quebra depequenos fragmentos do gume durante a operação de corte. São causas do lascamento o limite de resistência do material da ferramenta excedido em áreas localizadas devido a vibrações, variações microestruturais na peça ou a quebra do gume postiço (Sandvik apud Markus .)Forças de corte excessivas muitas vezes levam a micro e macrolascamentos do gume ou da quina, principalmente quando os ângulos decunha ou de quina da ferramenta são muito pequenos .
Desgaste de entalhe: ocorre na região de interface entre o contato
peça/ferramenta/cavaco, no lado exposto da superfície de corte. A formação do entalhe é resultado da ação das rebarbas produzidas nas bordas do cavaco, as quais apresentam uma taxa de encruamento maior que na parte central do cavaco, tornando-se uma região com dureza maiselevada, envolvendo um mecanismo de aderência e arrancamento. Na região de formação de entalhe a ferramenta de corte também é submetida à ação oxidante da atmosfera. O aumento progressivo do entalhe pode levar à quebra da ferramenta de corte bem, como a um pior acabamento superficial.
Ambas podem ser evitada pelo emprego de uma ferramenta com maior dureza a quente e maior resistência à DeformaçãoPlástica, ou pela mudança das condições de usinagem e/ou geometria da ferramenta, visando a diminuição dos esforços e da temperatura de corte.

3. Quais são os principais causadores dos desgastes da ferramenta? Mostre todos os exemplos e descreva-os
R: Lascamento: Ocorrem principalmente em ferramentas com material frágil e/ou quando a aresta de corte é pouco reforçada. Fig. 6.4 LascamentoTrincas: São causadas pela variação da temperatura e/ou pela variação dos esforços mecânicos Fig. 6.5 – Trincas de Origem Térmica

Capitulo 7

1. Os fatores que determinam a fixação de um determinado valor limite de desgaste são vários. A ferramenta deve ser retirada de uso quando?
R: Vida da ferramenta é o tempo que a mesma trabalha efetivamente, até perder suacapacidade de corte, dentro de um critério previamente estabelecido. Atingido este tempo a ferramenta deve ser reafiada ou substituída, os desgastes atingirem proporções tão elevadas que se receia a quebra da aresta de corte. Isto é crítico em operações de desbaste onde, por não ser necessárias a obtenção de tolerâncias apertadas e bons acabamentos superficiais, permite-se que os desgastescheguem a valores altos; devido ao desgaste da superfície de folga da ferramenta não é mais possível a obtenção de tolerâncias apertadas e/ ou de bons acabamentos superficiais da peça. Isto é crítico em operações de acabamento;

2. As ferramentas de metal duro têm algumas particularidades em relação às trocas quais são elas?
R: O aumento da força de usinagem, proveniente dos desgastes elevados daferramenta, interfere no funcionamento da máquina. Nas ferramentas de metal duro o desgaste frontal é geralmente maior que o desgaste de cratera.

3. O que ocorre com as ferramentas de aço rápido durante a usinagem?
R: Os desgastes crescem muito, fazendo com que a temperatura da aresta cortante ultrapasse a temperatura na qual a ferramenta perde o fio de corte (a aresta de corte sedecompõe).

4. Quais os problemas que podem ocorrer quando não há uma fixação de tempo ou outro parâmetro para a troca da ferramenta? Leve em consideração (Pires e Diniz, 1996).
R: O resultado, geralmente, é o grande desperdício de ferramentas, pois dada a dificuldade que o operador encontra para estabelecer o fim da vida da ferramenta, Pires e Diniz (1996) aplicaram com sucesso, a técnica de...
tracking img