Portifoli de pedagogia durkheim e a pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
Apresentar sucintamente o método cientifico de Emile Durkheim e suas implicações no estudo da educação.

2 DESENVOLVIMENTO
O filósofo Frances Emile Durkheim precursor da sociologistapositivista tem como um dos seus objetivos o resgate da ordem buscando o progresso social.
Para Durkheim a ciência positivista sociologia apesentava-se como um estudo metódico que conduz aoestabelecimento de leis, por meio da observação e da experimentação direta. A sociologia seria definida como a “ciência das instituições e de sua gênese e de seu funcionamento “ . Uma outra característicaque foi alvo de criticas à ciência de Durkheim refere-se a sua postura consideravelmente conservadora ou moralizante.
A escola seria uma das instituições adequadas à recuperação da ordem social vistoque a transmissão de conhecimentos, hábitos crenças e posturas. Durkheim tinha a seu favor a ampliação do ensino publico na França neste mesmo período, reforçando o papel da escola como substituta dafamília e da igreja, principalmente em relação os conhecimentos fundamentais para a convivência social, como: posturas, regras direitos e deveres, obediência a autoridades, crenças nacionalismo eetc.
Durkheim desenvolveu a sociologia e seu método definindo mais exatamente o objeto como fato social. Para Durkheim a educação exerce coerção sobre os indivíduos, obrigando a se conformarem com seusconteúdos, costumes e hábitos desenvolvidos na escola e presentes na sociedade, isto é, para que sejamos aceitos na coletividade em que vivemos, é preciso que nos adaptemos às posturas por elademandadas. A educação também se apresenta de forma exterior a um individuo ou seja, não cabe à ele decidir ou desejar ser educado conforme os padrões estipulados pela sociedade, isso já foi definido antesmesmo do seu nascimento, tem existência própria. O sistema educativo de uma determinada sociedade tem características imbricadas de costumes hábitos e crenças condizentes com a realidade social...
tracking img