Portif lio Nata o ciclo 3

501 palavras 3 páginas
Gustavo Barbosa Vianna
1165356

Natação e Atividades Aquáticas

Trabalho apresentado à disciplina de Natação e Atividades Aquáticas do Curso de Graduação em Educação Física - Bacharelado do Centro Universitário Claretiano.
Prof. Silas Chinarelli Teixeira

São José dos Campos
2015

1) Em relação às manobras de salvamento utilizadas no socorro às vítimas de afogamento, quais os principais pontos a se destacar? Faça uma síntese dos procedimentos a serem adotados.

Segundo Santana (2003), em um primeiro momento o socorrista deve tentar alcançar a vítima da margem ou borda com a ajuda de algum objeto que será jogado para que a vítima se agarre, como uma vassoura ou corda por exemplo. É aconselhável tocar o objeto na vítima que, no momento do desespero do afogamento, pode não ver o mesmo. Nos casos de necessidade de entrada na água para o socorro, mesmo sabendo nadar, levar consigo algum objeto flutuante para que o contato físico com a vítima seja evitado ao maximo. Não havendo possibilidade de salvamento das maneiras citadas anteriormente, o socorrista deverá realizar os seguintes procedimentos.

1) Entrar na água;
2) Aproximar-se da vítima;
3) Robocar a vítima;
4) Retirar a vítima da água;

É importante que a aproximação seja feita pelas costas, evitando assim que a pessoa que está se afogando agarre o socorrista na tentativa de se manter na superfície da água. Depois de realizada a aproximação a técnica de reboque mais usada é a de peito cruzado, que consiste em manter a cabeça da vítima mais alta que o nível da água. A vítima será colocada de costas para o socorrista, onde o mesmo passará os braços por cima do ombro do rebocado, no peito e por baixo do braço contrário.

Depois de realizado o reboque, a vítima terá que ser retirada da água. Em casos de mares e rios, a mesma será levada até a margem, no caso de piscinas, o salva-vidas deverá realizar alguns procedimentos se a pessoa estiver desacordada: apoiar a pessoa em uma das

Relacionados