Portif lio Individual 2014 7 Semestre de PEDAGOGIA EAD00699267

1603 palavras 7 páginas
Sumário
1 Introdução 3
2 Desenvolvimento 4
3 Referências 9

1 Introdução
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. Neste semestre o portfólio individual apresentou cinco questões do Enade de 2008. Após a leitura das questões, respondi de acordo com o meu conhecimento e entendimento. Foi muito bom esse primeiro contato com o Enade visto que em novembro irei realizar a prova do Enade.

2 Desenvolvimento
1 - (ENADE/2008 – questão adaptada) Em relação ao ensino de Ciências nos anos iniciais, as Ciências da Natureza precisam ser entendidas como elemento da cultura e também como construção humana, considerando que os conhecimentos científicos e tecnológicos desenvolvem-se em grande escala na atual sociedade.
Considerando os avanços científicos e tecnológicos na sociedade atual, como deve ser a prática pedagógica das disciplinas curriculares para proporcionar o desenvolvimento do senso crítico e da autonomia dos alunos?

Resposta

Com as mudanças econômicas e culturais que ocorrem na sociedade a tecnologia se torna acessível a todos. Com grande volume de informações no cotidiano se refleti no ensino, exigindo que a escola seja um ambiente estimulante, que possibilite à criança adquirir o conhecimento de maneira mais motivada com parceria e trocas de experiências, de afetividade. Possibilitando um ambiente de aprender a desenvolver o pensamento crítico reflexivo.

2 - (ENADE/2008 – questão adaptada) Uma Escola Estadual desenvolveu, no âmbito de seu planejamento curricular, um projeto de preservação do meio ambiente junto á comunidade, em parceria com uma organização não governamental (ONG). O projeto se referia à coleta seletiva e tratamento de lixo e teve efeitos tanto no aspecto geral da escola

Relacionados