Portfolio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1671 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
História
Da
Ciência

Autoavaliação

A Ciência na Antiguidade

A Grécia, berço da civilização antiga, disputa com Roma os seus domínios e o Império Romano, através da força, consegue ser ampliado. Isso gera discorda, brigas e violência.
O povo grego e romano era politeísta, crendo no poder e vários deuses e na capacidade do homem.
Com a vinda de Cristo, o Império Romano se abala, poisele prega a crença em um único Deus e em uma vida fraterna.
Isso abala a estrutura do Império, pois ele arrastava multidões. Então Cristo é condenado à morte e os efeitos da natureza ao seu último suspiro, convertem a maioria dos romanos. Se não houvesse Cristo na história tudo seria explicado através da ciência.


Autoavaliação

A ciência no século XVIII – As luzes

O século XVIII foiimportante para o desenvolvimento da ciência porque neste século o homem passou a agir através da razão e a atuar de forma autônoma na sociedade. Os preceitos de obediência da Antiguidade foram substituídos pela descoberta da ciência e da capacidade humana de demonstrar conhecimento.
O Renascimento (época das luzes) ajudou o homem a perceber a sua capacidade de por ele mesmo, demonstrarempiricamente o que havia na natureza e o porquê de sua existência. O Renascimento deu ao homem a liberdade de pensamento e de demonstrações de suas capacidades físicas e intelectuais.
Fatores positivos do Iluminismo: o homem passa a se reconhecer como um ser pensante, capaz de expor e provar teorias a respeito do mundo. Inicia-se nesse período os sinais de progresso.
Fatores negativos:distanciamentos do homem das coisa divinas, principalmente da natureza, que segundo Rousseau, era a felicidade humana.
Concepção de mundo no século XVIII:
O mundo pode ser explicado através da razão e a ciência predomina. Acontece a Revolução Industrial, provando a capacidade humana.
Há avanços na área da medicina.

Libras

No inicio dos tempos, os surdos eram para ser considerados surdos e nãofacilitavam a eles nenhum tipo de comunicação.
Normalmente, se é amigo d gente, cria se um tio próprio de comunicação. Por gestos, mímicas ou sinais.
Quando um professor recebe um aluno nas series inicias, primeiramente ele deve de alguma forma, estabelecer contato com ele e tornar-se seu amigo. Não expor a sua deficiência à sala e deixar que os próprios alunos percebam. Não levará tempo para que seentrosem e o ajudem. Com o tempo, perceber se ele se comunica por linguagem de sinais ou gestos.

Autoavaliação
Refletindo

É importante que os educadores conheçam a história da educação de surdos porque hoje estamos vivendo a inclusão e temos que considerar o surdo como um aluno igual à todos os outros, levando em contato a sua deficiência.
As maiores dificuldades na educação de surdos noBrasil nas escolas regulares e a falta de capacitação aos professores para atender a linguagem de sinais.
Para a minha formação profissional foi importante conhecer a história da educação de surdos porque sei que terei que me preparar para enfrentar a inclusão no meu futuro trabalho.

Roda de Conversa

Quando você se comunica com o surdo através da linguagem de sinais, você o estáestimulando a pensar e a atender para poder dar-lhe a resposta. É o seu cognitivo que se desenvolve a cada entendimento ou não.
É na fase infantil que o desenvolvimento cognitivo mais ocorre. Dai a importância da linguagem de sinais nessa fase.
Quando você ouve, você preta atenção e o seu cérebro se prepara para ouvir e assimilar a informação.
A deficiência auditiva pode ser associado a uma patologia,caracterizada pela anormalidade de uma função ou estrutura anatômico fisiológico-psicológico.
A perda auditiva não é deficiência. É uma diminuição na recepção auditiva; exemplo patológico/a rubéola na gravidez pode causar anomalia na audição.
A família é o primeiro meio em que a comunicação ocorre. Quanto mais a criança surda for estimulada, melhor será a sua comunicação.

Autoavaliação...
tracking img