Portfolio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1189 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EQUIPAMENTOS BÁSICOS DE LABORATÓRIO
Introdução
As atividades de laboratório exigem, por parte do aluno não só um conhecimento das peças e aparelhos utilizados, como também os empregos corretos de cada um deles. Portanto, antes de tudo, é necessário que você observe atentamente cada um dos materiais e, a partir do uso, incorpore em seus conhecimentos, o nome, a forma e a utilidade de cada um.Objetivos
Identificar alguns dos materiais mais usados nos laboratórios químicos e conhecer suas aplicações e usos.
MATERIAIS MAIS USADOS EM LABORATÓRIO QUÍMICO E SUAS UTILIDADES
Almofariz e Pistilo: Materiais usados na trituração e pulverização de sólidos.
Anel ou Argola: Empregado como suporte para funil durante a filtração ou separação delíquidos imiscíveis.
Balão de Destilação ou deEngler: Balão de fundo redondo com saída lateral para passagem de vapores durante a destilação.
Balão de Fundo Chato: Empregado para aquecimento ou armazenamento de líquidos ou soluções.
Balão de Fundo Redondo: Usado para aquecimento de líquidos e/ou reações com desprendimento gasoso.
Balão Volumétrico: Usado na preparação de soluções. Não deve ser aquecido.
Bastão de Vidro ou Bagueta: É umbastão maciço de vidro. Serve para agitar e facilitar as dissoluções, mantendo as massas líquidas em constante movimento. Também auxilia na filtração.
Barrilhete: Recipiente plástico, contendo uma torneira na parte inferior usado para armazenar água destilada e/ou deionizada.
Bico de Bunsen: É a fonte de aquecimento mais usada em laboratório.
Bureta: Serve para dar escoamento a volumes variáveisde líquidos. Não deve ser aquecida. Éconstituída de um tubo de vidro uniformemente calibrado e graduado em décimos de mililitro.É provida de um dispositivo que permite o fácil controle do escoamento.
Cadinho: Usado para calcinação de substâncias. Pode ser aquecido diretamente na chama de um bico de Bunsen, apoiado sobre um triângulo de porcelana. Os cadinhos podem ser de porcelana, platina,amianto, etc.
Cápsula de Porcelana: Peça de porcelana, de várias capacidades, usada em sublimações eevaporações.
Coluna de Vigreux: Cilindro de vidro contendo, no seu interior, vários obstáculos e possui, próximo ao topo, uma saída lateral de vapores. Esta coluna é usada nas destilações fracionadas.
Condensador: Usado em destilações, tem a finalidade de condensar os vapores dos líquidos. Pode ser devários tipos: condensador de tubo reto, condensador de bolas ou condensador de espirais.
Copo Béquer ou Béquer: Muito utilizado para dissolver substâncias e efetuar reações químicas. Existem béqueres de varias capacidades tanto de vidro como de polietileno. Os béqueres de vidro podem ser aquecidos sobre tripé com tela de amianto ou, chapa de aquecimento.
Dessecador: Recipiente de vidroprovido de uma tampa com fecho estanque e que contém uma substância dessecante, usado para resfriamento de substâncias em atmosfera contendo baixo teor de umidade ou, na dessecação de algum material.
Erlenmeyer: Utilizado em titulações, aquecimento de líquidos, dissolução de substâncias e reações químicas. Pode ser aquecido com tripé sobre tela de amianto.
Espátula: Material de aço, porcelana, vidroou polietileno, usado para transferência de substâncias sólidas. Deve ser lavada e secada após a transferência de cada reagente.
Estante para Tubos de Ensaio: Suporte de madeira, de arame revestido com plástico ou tinta plástica, de aço inox ou ainda de polietileno, que serve de suporte para tubos de ensaio.
Funil Analítico: Usado na filtração para retenção de partículas sólidas. Possui hastelonga e sulcos para facilitar o escoamento do filtrado. Deve conter, no seu interior, um filtro que pode ser de papel, lã de vidro ou algodão vegetal.
Funil Técnico: Material de vidro ou de polietileno, usado para auxiliar a transferência de líquidos.
Funil de Büchner: Material de porcelana ou de vidro, usado na filtração a vácuo.
Funil de Decantação ou Funil de Separação ou Ampola de Bromo:...
tracking img