Portfolio recebimento de mercadorias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE FILOSOFIA, LETRAS E CIENCIAS HUMANAS
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

ESTÁGIO:
Portfólio
Bárbara Ramos de Souza

Vassouras, RJ
2011

CENTRO DE FILOSOFIA, LETRAS E CIENCIAS HUMANAS
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

ESTÁGIO:
Portfólio

Portfólio de Estágio apresentado por Bárbara Ramos de Souza
orientada por Claudenir Pereira do Val, com requisito
para conclusão do 6º períodoletivo do curso de
Bacharelado em Administração.

Vassouras, RJ
2011
Introdução
Tive a oportunidade de estagiar nestes últimos meses na empresa responsável pela distribuição de alguns produtos alimentícios, descartáveis e de higiene pessoal na região Sudeste, conhecida pelo nome fantasia Disprol.
A distribuição é de interesse das produtoras, pois o custo de entrega é alto para alcançarclientes de pequeno porte como mercearias, bares e mercados. A Disprol compra em larga escala (lotes fechados) e os comercializa para seus clientes poderem vender novamente para os consumidores finais, clientes como nós que adquirimos os produtos a varejo. Em síntese, a empresa, recebe, armazena e posteriormente distribui os produtos de acordo com as necessidades de empresas distintas e menores quantoao fluxo de quantidades movimentas em sua região.

Objetivo
Para que o processo principal da Disprol aconteça, é necessário que os produtos para revenda cheguem ao estoque da empresa a fim de disponibilizá-los aos clientes, com intermédio dos vendedores da firma.
Todo produto que chega, precisa ser contabilizado fiscalmente e no que se refere a logística, pois esta é a premissa para umótimo e organizado controle de estoque de uma empresa. Meu trabalho foi acompanhar e desenvolver passo a passo de toda entrada desses produtos na empresa, desde a confirmação do pedido de compras, passando pelo recebimento fiscal de notas dessas mercadorias, até a conferência física.

Resumo das tarefas
Nesta empresa, o processo é padrão e dentro das regras exigidas por órgãos fiscais do governo,tudo dentro dos conformes de legalidade. Toda mercadoria comprada deve ter uma nota que comprove sua existência, contendo um número para acompanhamento, nome dos produtos, código fiscal de operação, classificação fiscal, quantidade, destinatário e remetente, transportador, endereço, e tais coisas.
Para toda e qualquer compra realizada, uma ordem de pagamento se segue. O pagamento pode ser feitoem forma de duplicata, cheque, dinheiro ou depósito antecipado, dependendo das condições negociadas no ato da compra ou mesmo da política de cada empresa.
O controle de estoque permite que as informações de compra feita e quantidade recebida se encontrem e falem a mesma língua, de maneira a não termos nenhum tipo de furo, ou informações defasadas. Um estoque correto admite otimização de vendas,gerando credibilidade para empresa ao conseguir atender seus clientes com o que eles pediram sem gerar transtornos com faltas, sobras ou avarias.
Passo a passo

1- Compras
Superficialmente acompanhei um processo de compra, onde ficou negociado o produto “x”, juntamente com a quantidade e prazo de pagamento.
No ato da compra, o negociante tem noção do que vai chegar. Quando o produto énovo, ele colhe informações com o fornecedor para, além de outras finalidades, poder cadastrar o produto a fim de adiantar processo de recebimento e poder se basear em informações para planejar preço de venda e áreas a trabalhar fortemente. Nesta parte de cadastro, as informações foram sucintas, mas deu para perceber que estas são muito criteriosas, pois a partir destas, que posteriormente dará paraconferir as informações contidas na nota fiscal.
Nós trabalhamos como atacado, porém, quando essa quantidade atinge um volume ainda maior, o fornecedor permite prazos e preços diferenciados, o que permite que a empresa trabalhe com uma margem de lucro melhorada, ou mesmo tenha condições de oferecer promoções, como compre “y”, leve “x” por um menor preço.

2- Conferências prévias
2.1 –...
tracking img