PORTFOLIO INDIVIDUAL2

3165 palavras 13 páginas
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3

2. DESENVOLVIMENTO 4
2.1 CONTESTO DAS MANIFESTAÇÕES 4
2.2 MOTIVAÇÕES.........................................................................................................5
2.3 DA FALTA DE FOCO À VIOLÊNCIA.......................................................................6

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................9

4.REFERÊNCIAS.......................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO
Desde a redemocratização do país, na década de 1980, o Brasil não passava por tão grande mobilização social nas ruas de suas cidades. Milhares de pessoas se juntaram em protestos de rua, mais tarde chamados de “protestos de junho”, que deixaram governos, oposições, analistas, imprensa e demais atores políticos atordoados, sem saber causas e conseqüências de tais mobilizações.
Ainda hoje não se sabe exatamente o que causou as manifestações – nem sempre pacíficas- e o que querem os manifestantes, compostos dos mais diversos grupos organizados e não organizados e talvez essa seja a maior marca das manifestações de junho, a grande diversidade de reivindicações e opiniões a ponto de não se ter um foco e um objetivo claro para os atos de protestos.

2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Contextos das manifestações

A chamada participação popular tem sido substituída pelo conceito de sociedade civil, seja na mídia, na boca dos especialistas das mais diversas áreas e até no imaginário da população, cada vez mais influenciado pela rapidez e diversidade de informações e comunicações possibilitadas pela revolução digital de quase três décadas atrás.
Tentando definir o conceito de sociedade civil como "A Sociedade Civil é um conjunto de instituições e associações que são suficientemente fortes para evitar a tirania, mas que no entanto são permeáveis para a livre entrada e saída pelos indivíduos,

Relacionados