PORTF LIO INDIVIDUAL 6 SEMESTRE WALDIR

3852 palavras 16 páginas
Doença do Trabalho: Imposição por Metas Abusivas que Adoecem os Trabalhadores

Waldir da Silva Pinto

RESUMO

O debate sobre a saúde dos trabalhadores vai além de acidentes ocorridos no ambiente de trabalho e suas consequências. Assim, intentamos discutir o que está além dos acidentes, ou seja, atos e fatos presentes rotineiramente no ambiente organizacional, que tem por finalidade o lucro das empresas em detrimento à saúde do trabalhador. Tendo em vista a carência empregatícia existente em nosso país, as metas se tornaram obrigação por parte até mesmo dos próprios empregados, sendo esta, uma autocondição para a manutenção do emprego. Observamos que a forma desordenada e indiscriminada de cobrança por metas, além de assediar o trabalhador, provoca uma série de reações físicas e mentais, que de forma silenciosa vem se tornando um grande problema de saúde pública e social.

Palavras-Chave: Trabalhadores, Metas abusivas, Doença do trabalho.

1 INTRODUÇÃO

Toda a dignificação que é atribuída a um homem é decorrente do seu trabalho. Por ser tão importante e essencial, o trabalho é meio de sustentação da dignidade e da vida humana, fato que acoplado com a dificuldade de inserção no mercado, resulta em uma combinação explosiva e até mesmo catastrófica, quando os empregadores cientes da necessidade que o ser humano tem de trabalhar, se utilizam do medo e vulnerabilidade dos trabalhadores para explorar, assediar e impor situações e metas impossíveis de serem alcançadas.
Partindo desse pensamente, surge o foco desse estudo, esclarecer de que maneira os trabalhadores estão expostos a esses riscos organizacionais, sobretudo em relação à cobrança abusiva por resultados, desencadeando doenças mentais, físicas, além de denegrir a imagem e a autoestima dos trabalhadores.
Com o intuito principal de conhecer as doenças e os riscos que os trabalhadores estão expostos no meio

Relacionados