comercio internacional p rfb 2012 teoria e questoes aula 01 aula 01 o sistema multilateral de comercio i 12026

31179 palavras 125 páginas
Comércio Internacional p/ AFRFB
Teoria e Questões
Prof. Ricardo Vale – Aula 01

AULA 01: O SISTEMA MULTILATERAL DE
COMÉRCIO I
SUMÁRIO
1-Palavras Iniciais
2-A Organização Mundial do Comércio (OMC)
3- O Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT)
4- O Acordo Geral sobre o Comércio de Serviços (GATS)
5- Lista de Questões e Gabarito

PÁGINA
1–2
3 – 36
37 – 67
67 – 85
86 – 97

Olá, amigos tudo bem? Como vão os estudos?
É sempre uma grande satisfação estar aqui com vocês!
O tempo está passando rápido, mas aqui no Estratégia Concursos você terá a melhor preparação possível para os concursos da Receita Federal do Brasil. Estamos nos esforçando ao máximo para isso!
Hoje vamos estudar um dos assuntos mais importantes para a prova de Comércio Internacional do concurso da RFB. Falaremos sobre a OMC e o sistema multilateral de comércio. Trata-se de um assunto bastante grande e, portanto, optei por dividi-lo em duas aulas por questões de didática.
Eu diria que de todos os assuntos que abordaremos em nosso curso esse é disparado o mais importante. Se fizermos uma análise das questões que foram cobradas em provas anteriores, poderemos ver que o maior número de questões está concentrado no sistema multilateral de comércio administrado pela OMC, seus acordos e princípios-base.
Não há como entender o comércio internacional sem saber o que dizem os acordos internacionais celebrados no âmbito da OMC! Não há como se formular políticas públicas sem entender como este órgão regula o comércio internacional. Logicamente, esse também é um assunto bastante complexo. A jurisprudência do sistema de solução de solução de controvérsias da OMC é farta e são inúmeros os acordos administrados por essa organização internacional. O nosso objetivo não é, portanto, esgotar o assunto ou torná-los especialistas em OMC, mas prepará-los para as provas da Receita Federal do
Brasil (RFB)!
Ao mesmo tempo em que complexo, este assunto é muito instigante e algo que, felizmente, tenho a oportunidade de travar

Relacionados