Portf Lio Endividual Do 7 Sim

1618 palavras 7 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
LUCIENE BARROS SILVA TOMAZ

PRODUÇÃO TEXTUAL interdisciplinar
INDIVIDUAL

IPATINGA
2014
LUCIENE BARROS SILVA TOMAZ

PRODUÇÃO TEXTUAL interdisciplinar
INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso (pedagogia) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Ensino de Ciências e Saúde Infantil, Ensino de Historia e Geografia, Ensino de Matemática e Seminário VII.

Prof. Andrea Zômpero, Cyntia Simioni, Keila Tatiana Boni, Lilian Gavioli Tutora de Sala: Maria Claudia Wanderley da Costa Quintão Tutora Eletrônica: Lucí Mara Sinkoc Daschevi

Ipatinga
2014

1 - (ENADE/2008 questão adaptada) - Em relação ao ensino de ciências nos anos iniciais, as ciências da natureza precisam ser entendidas como elemento da cultura e também como construção humana, considerando que os conhecimentos científicos e tecnológicos desenvolvem-se em grande escala na atual sociedade.
Pergunta-se: Considerando os avanços científicos e tecnológicos na sociedade atual, como deve ser a prática pedagógica das disciplinas curriculares para proporcionar o desenvolvimento do senso critico e da autonomia dos alunos?
O entendimento dos processos em estudo, a análise acerca de onde e como aquele conhecimento apresentado em sala de aula está presente nas vidas dos sujeitos e, sempre que possível, as implicações destes conhecimentos na sociedade.
No contexto atual, o ensino de Ciências deve favorecer, além da construção de conteúdo conceitual (conceitos, fatos), o desenvolvimento no aluno de atitudes científicas, habilidades e competências, que só podem ser conseguidas através de uma orientação adequada e consciente. Além disso, o ensino de Ciências deve fazer sentido para o aluno e ajudá-lo a não apenas compreender o mundo físico, mas a reconhecer seu papel como participante

Relacionados