port lidi2014

2072 palavras 9 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4 2.2 CROMOGRAMA DO SISTEMA DE SAÚDE . .....................................................5
3. A REFORMA BRASILEIRA NA SAÚDE.................................................................8
3. Conclusão.................................................................................................................9 REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO
A promulgação da última Carta Constitucional em 1988, marco da abertura democrática, depois de 21 anos de autoritarismo militar, teve entre seus propósitos, o resgate da dívida social. O principal mecanismo então pensado para tal resgate foi a construção de um sistema de proteção universal e inclusivo, não mais fragmentado como outrora.
A constitucionalização dos direitos sociais estendeu a cidadania a toda população brasileira e institucionalizou, na letra da Lei, o Estado de Bem-Estar Social no Brasil.
Essa busca por mudanças na trajetória nacional se expressou, na década de 80, mediante pressões de vários grupos da sociedade, tendo em vista a redução das desigualdades econômicas e sociais existentes no país e a inclusão de grandes contingentes populacionais ao estatuto da cidadania. A Constituição de 1988 representou, assim, o estabelecimento de um novo contrato social, cujo desdobramento seria uma transformação institucional de grande envergadura com base em novas regras (Regras Maiores) de convivência. O período anterior a essa grande mudança de regras do país se configura como o propósito desse estudo, tendo em vista a importância de se compreender os motivos da demanda por um novo contrato social, por meio da análise da trajetória de construção do sistema de proteção nacional até então.
A década de 80 foi marcada pelo movimento de pressões de vários grupos da sociedade, tendo em vista a redução das desigualdades econômicas e sociais existentes no país e a inclusão de grandes contingentes

Relacionados