Trabalho De Apresentado De Gestao De Pessoastodoatual 1

6258 palavras 26 páginas
1 – INTRODUÇÃO

Nesse trabalho daremos ênfase à função do Departamento de Recrutamento e Seleção, abordaremos conceitos que traduzam o funcionamento dessa estrutura com intuito estratégico para as organizações.
Buscamos referenciais teóricos sobre a função do Departamento e analisamos o caso da empresa Atento do Brasil S/A. O resultado deixa claro que não existe uma melhor estratégia a ser utilizada nesse Departamento, pois o seu funcionamento depende da demanda, disponibilidade de mercado, alinhamento interno e principalmente da disponibilidade de pessoas com perfis que se adéqüem ao perfil da organização.
Para isso dividimos o trabalho em duas fases. Na primeira abordaremos conceitos que traduzam a fotografia atual da função do Departamento com base em livros da área de Gestão de Pessoas. E posteriormente apresentaremos a pesquisa feita na empresa por pesquisa feita junto à área de Recrutamento e Seleção da empresa.

2 – DEFINIÇÕES DO REQUISITO DE CARGOS

2.1. Especificação de Competências (Requisitos) para Cargos e/ou Funções

Cada cargo e/ou função dentro de uma organização é ocupado por pessoas e estas precisam de uma determinada competência mínima (requisitos) para exercer suas atividades com a máxima efetividade (eficiência com eficácia ao longo do tempo).
Determinar estas competências mínimas constitui tarefa emergencial nas empresas comprometidas com o seu desenvolvimento auto-sustentado e com a excelência de sua gestão. Estas competências tem sido alvo de exigências das normas de sistemas de gestão da qualidade (requisito 6.2 da ISO 9001:2000) e também dos prêmios de gestão (requisito 6.2 dos Critérios de Excelência do PNQ).
Vamos explicar quais são os fundamentos básicos que compõem a especificação de competência de um cargo e/ou função, a saber:

1 – Formação Acadêmica – Capacitação conquistada mediante submissão às regras impostas pelo Ministério da Educação do Governo Brasileiro, obtendo a freqüência de aulas mínimas exigidas e

Relacionados