Porque varias engenharias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO TÉCNICO EDUCACIONAL SOUZA MARQUES






































POR QUE VÁRIAS ENGENHARIAS?














































RIO DE JANEIRO


SUMÁRIO


Introdução III


Historia da Engenharia IV


Primeiras Engenharias IV


Ações e responsabilidades de umengenheiro IV


Ramos V


Bibliografia X


























Introdução


A engenharia é uma ciência bastante abrangente que engloba uma série de ramos mais especializados, cada qual com uma ênfase mais específica em determinados campos de aplicação e em determinados tipos de tecnologia. Vejamos aqui os principais ramos da Engenharia, em ordemalfabética. O engenheiro que trabalha em qualquer dos ramos comentados geralmente requer conhecimento básico em outros campos, pois a maioria dos problemas são complexos e inter-relacionados.







Historia da Engenharia


O conceito de engenharia existe desde a antiguidade, a partir do momento em que o homem desenvolveu inventos primordiais como a polia, a alavanca e a roda. O termo"engenharia" em si tem um significado bem mais recente, derivando da palavra "engenheiro", que apareceu na língua portuguesa no início do século XVI e que se referia a alguém que construía ou operava um engenho. Naquela época, o termo "engenho" referia-se apenas a uma máquina de guerra como uma catapulta ou uma torre de assalto. A palavra "engenho", em si, tem uma origem ainda mais antiga, vindodo latim"ingenium" que significa "génio".


Mais tarde, à medida que o projeto de estruturas civis - como pontes e edifícios - amadureceu como uma especialidade técnica autônoma, entrou no léxico o termo "engenharia civil" como forma de distinção entre a atividade de construção daqueles projetos não militares e a mais antiga especialidade da engenharia militar. Hoje em dia, os significadosoriginais dos termos "engenharia" e "engenharia civil" estão já largamente obsoletos, mas ainda são usados como tal em alguns países ou dentro do contexto de algumas forças armadas.






Primeiras Engenharias


Originalmente, existiam duas engenharias: militar e naval. A partir das especializações da Engenharia Militar surgiram as bases da Engenharia Civil, que posteriormentesubdividiu-se em diversos ramos.






Ações e responsabilidades de um engenheiro


Dentre as responsabilidades e tarefas dos engenheiros estão relacionadas competências legais para realizar projetos que visem ao aproveitamento e a utilização de recursos naturais para a realização em diversas finalidades. E são várias.


Se considerarmos os possíveis campos de atuação da engenharia, logoperceberemos que eles são por demais amplos para que uma só pessoa possa dominar, com excelência, a tecnologia, o embasamento técnico-científico específico, as técnicas de cálculo e as experiências vinculadas a todas as suas múltiplas atividades. Para termos uma idéia dessa complexidade, basta lembrar quenão só questões técnicas, mas também questões sociais, ecológicas, econômicas e tantas outrasfazem parte do trabalho dos engenheiros ou são afetadas direta ou indiretamente por suas atividades. Tudo isso influencia, de uma forma ou de outra, o funcionamento da sociedade.


Não é difícil relacionar responsabilidades que caracterizam a abrangência da ação desse profissional. É competência dos engenheiros, por exemplo, projetar, executar, administrar, verificar, fiscalizar e pesquisartrabalhos, tais como os apresentados logo mais, onde estão relacionadas algumas implicações técnicas de cada empreendimento.


Ramos


A engenharia é uma ciência bastante abrangente que é muitas vezes subdividida em diferentes ramos ou especialidades. Cada uma destas especialidades preocupa-se com um determinado tipo de tecnologia ou com um determinado campo de aplicação. Apesar...
tracking img