Teoria de johnson

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1111 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Biografia

Dorothy Johnson nasceu em 21 de agosto 1919.Se formou-se em Artes na Armstrong Junior College, em Savannah, Geórgia, aos 19 anos. Ela recebe como enfermeira por 23 anos na Universidade de Vanderbilt, em Nashville. Em 1948, ela recebeu seu mestrado em Saúde Pública pela Universidade de Harvard, em Boston, Massachusetts.
A maioria de sua experiência profissional foi como ensinarespecialidade de enfermagem pediátrica na Universidade da Califórnia. De 1965-1967, ela presidiu a comissão da Associação Enfermeiros da Califórnia.
Johnson publicou seu modelo Sistemas de comportamento em 1980. Ela baseou seu modelo na idéia de Florence Nightingale, na qual a enfermagem é projetada para ajudar as pessoas a evitar ou recuperar-se de uma doença ou lesão.
Dorothy Johnson morreu em04 de fevereiro de 1988 com a idade de 79 anos, devido a complicações após uma cirurgia de ponte de safena.
Introdução
A teoria de Dorothy Johnson sistema comportamental refere-se a um paradigma de ter o objetivo e estudar um conjunto de teorias, pessoa, saúde e meio ambiente.
Johnson com o seu modelo considera a pessoa como um sistema comportamental composta por uma série de subsistemasinterdependentes e integradas. Homem como um sistema comportamental procura alcançar um equilíbrio, fazendo ajustes e adaptações, até certo ponto, para atuar de forma eficaz e eficiente. Cada subsistema comportamental tem requisitos estruturais e funcionais.

Teoria

Teoria de Johnson é um modelo de atenção que se concentra nas necessidades humanas, e o uso de enfermagem para promover oequilíbrio e reduzir o estresse. Este modelo tem diversas aplicações no campo da enfermagem, incluindo a educação, negócios, clínica e pesquisa.
Teoria de Johnson tem ajudado a mudar o foco dos programas de pós-graduação de ensino de enfermagem e administração de enfermeiros especialistas clínicos e programas profissionais de enfermagem.
Sua teoria foi aplicada a administração de enfermagem. O modelocomportamental tem sido utilizado para estruturar os departamentos de administração de serviços de suporte clínico
Johnson disse que sua teoria é um produto das idéias filosóficas, discussão, pesquisa e muitos anos de pensar e escrever (Johnson, 1978), e suas experiências clínicas. Johnson identificou que seu trabalho foi inspirado por Nightingale, (foi graças ao trabalho sobre o estresse queJohnson foi capaz de expandir o estresse em sua teoria. Johnson focada na resposta da pessoa ao estresse da doença e como eles para reagir a essas tensões, outras influências foram Grinker, Buckley Chin, e mais importante, os alunos, os professores e os colegas com quem Ela já trabalhou. Teoria de Johnson é baseada em um paradigma de sistemas, como percebido a partir de uma perspectiva sociológica(Melesis, 2007)

Subsistemas

Subsistemas de Johnson são sete, a saber:
Dependência: promove o comportamento colaborativo que exige uma resposta recíproca, as conseqüências são a aprovação, atenção ou reconhecimento e ajuda física. Comportamento dependente evolui de um grau total de dependência de outras pessoas para um maior grau de auto-suficiência.
Depois de engolir: tem a ver com aforma como, quando, o quê e como e em que condições de alimentação, cumpre o papel amplo de saciar a fome. Ele está intimamente relacionado com ecológica, social, bem como biológica.
Remoção: refere-se quando, como e em que condições a remoção ocorre nos aspectos biológicos de fatores subsistema de influência social e fisiológicos na medida em que podem entrar em conflito com ele.
Sexual: refletea dupla função de procriação e satisfação, incluindo corte e acasalamento e também fornece uma ampla gama de comportamentos associados com o papel sexual.
De agressividade: é proteger e preservar, e vem de uma intenção primária de prejudicar os outros. A sociedade exige limites sobre as formas de auto-proteção e pelo respeito e proteção à pessoas e seus bens.
Realizada: a sua função é...
tracking img