porjeto multidisciplinar III

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 12 (2833 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 11 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA







PLANEJAMENTO DE PROJETO EDUCACIONAL

CRISTIANE BATISTA DOS SANTOS RA: 2308343691
EDGLAUCIA ALEXANDRA TEIXEIRA PREZOTO RA: 2327417455
LUCIANE APARECIDA CARLOS NININ RA: 2321387198
ROSEMEIRE TEIXEIRA ALVES DIAS RA: 2322402259
VALQUIRIA DAVID BARCELOS ZOLIM RA: 2306310055




AtividadePrática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar III”, sob orientação do professor-tutor a distância Maria Clotilde Pires Bastos.










SERTÃOZINHO/SP
2013/1

Sumário
Introdução.................................................................................................................. 3
Proposta Curricular paraa Educação Infantil e o Ensino Fundamental e
as atribuições do MEC......................................................................................... 4
Vantagens e desvantagens do ensino de nove anos................................................... 6
Associação de Pais e Mestres – APM – uma organização auxiliar da escola................ 8
MapaConceitual................................................................................................. 11
Considerações Finais ............................................................................................... 12
Bibliografia........................................................................................................ 13
























Introdução

Este projeto tem porobjetivo apresentar a ABP (Aprendizagem Baseada em Projetos), com o avanço da industrialização e o aumento das mulheres da classe média no mercado de trabalho, aumentou a demanda pelo serviço das instituições de atendimento á infância.
Com preocupação de atendimento a todas as crianças, independente da sua classe social, inicia-se um processo de regulamentação desse trabalho.
Para Piaget a evoluçãodo conhecimento, sobre os organismos sofrem influencias com o meio em que vive, ele conclui que as trocas que os indivíduos realizam com o meio são responsáveis pelas mudanças nas estruturas mentais.
O projeto elaborado ira ensinar a apreciação dos diferentes sons, principalmente do silencio ensinando as crianças a diferença entre bater os talher mais fraco faz um som e se bater mais forte temoutro som.
A ABP desenvolve o conhecimento a coordenação motora e o relacionamento entre os alunos em sala de aula, com visitas constante em ambientes externos da escola a criança pode desenvolver um vinculo com o todo em volta de si, aprendendo a se comunicar e a se desenvolver socialmente.
Convidamos a vir conosco nessa descoberta impressionante que é a ABP, a desenvolver um projeto onde acriança se descubra, e descubra o meio onde vive.















A aprendizagem baseada em projetos

Com o avanço da industrialização e o aumento das mulheres da classe média no mercado de trabalho, aumentou a demanda pelo serviço das instituições de atendimento à infância.
Essas instituições ganharam enfoque diferente, passando a ser reivindicadas como um direito de todas asmulheres trabalhadoras e era baseado no movimento da teoria da privação cultural. Essa teoria, defendida tanto nos Estados Unidos na década de sessenta como no Brasil já em meados de 1970, considerava que o atendimento à criança pequena fora do lar possibilitaria a superação das precárias condições sociais a que ela estava sujeita. Era a defesa de uma educação compensatória. Com a preocupação deatendimento a todas as crianças, independente da sua classe social, iniciou-se um processo de regulamentação desse trabalho no âmbito da legislação.
Assim, a construção do projeto educacional foi um processo coletivo e o Estudo da Realidade, ou seja, o levantamento de discussões com a comunidade da creche, para elaborar, discutir e desenvolver esse projeto, foi um grande aliado. O tempo para a...
tracking img