Poriferos e cnidarios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Poríferos
Os Poríferos, também conhecidos como espongiários ou simplesmente esponjas, surgiram provavelmente há cerca de 1 bilhão de anos.Supõe-se que eles sejam originados de seres unicelularese heterótrofos que se agrupam em colônias.
Esses animais não possuem tecidos bem definidos e não apresentam órgãos nem sistemas. São exclusivamente aquáticos, predominantemente marinhos, mas existemalgumas espécies que vivem em água doce.
Os Poríferos vivem fixos em rochas ou outras estruturas submersas, como conchas, onde podem formar colônias de coloração variada.
A Organização Do Corpo DosPoríferos
O corpo de um Porífero possuí células que apresentam uma certa divisão de trabalho. Algumas dessas células são organizadas de tal maneira que formam pequenos orifícios, denominados poros,em todo o corpo do animal. É por isso que esses seres recebem o nome de Poríferos (do latim porus: ’poro’; e ferre: ‘portador’).
Os Poríferos são animais filtradores, já que filtram a água que penetraem seu corpo, retirando dela alimento e gás oxigênio.
A Reprodução Dos Poríferos
A reprodução dos Poríferos pode ser assexuada ou sexuada.
Assexuada: Ocorre, por exemplo, por brotamento. Nessecaso, formam-se brotos, que podem se separar do corpo do animal e dar origem a novas esponjas.
Sexuada: Nesse caso, quando os espermatozóides(gametas masculinos) estão maduros, eles saem pelo ósculo,junto com a corrente de água, e penetram em outra esponja. Após a fecundação, que interna, forma-se uma célula-ovo ou zigoto, que se desenvolve e forma uma larva.
Os Cnidários
Os cnidários tambémchamados celenterados Incluem as, águas-vivas, anêmona-do-mar e corais.o corpo os cnidários possui uma única abertura-a boca. Essa abertura fica em contato com uma cavidade denominada digestoriaOs corais,
Pequenos pólipos fabricantes de exoesqueleto que se organizam em colônias, são muito ricos em biodiversidade marinha.
São extremamente importantes para o ecossistema,pois além de...
tracking img