Porfirio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (931 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Porfírio


Porfírio retratado no Liber de herbis (s. XIV), de Monfredo de Monte Imperiali
Porfírio (Tiro, ca. 232 — Roma, ca. 304) foi um filósofo neoplatônico e um dos mais importantesdiscípulos de Plotino, responsável por organizar e publicar 54 tratados do mestre na obra As Enéadas, composta por seis livros. Escreveu ainda uma biografia de Plotino (A Vida de Plotino) e comentários àobras de Platão e Aristóteles. Seu livro Introductio in Praedicamenta foi traduzida para o latim por Boécio e transformou-se num texto padrão nas escolas e universidades medievais
Vida
Não se sabeexatamente onde Porfírio nasceu. Tradicionalmente, considera-se sua cidade natal como sendo Tiro (no atual Líbano), embora alguns acreditem ser Banataea (na atual Síria). Nascido como Malchus ("rei"), teveseu nome helenizado por seu professor de gramática e retórica em Atenas, Cassius Longinus (o novo nome significa "púrpura imperial", uma alusão a "rei").
Em 262, foi a Roma, atraído pela reputaçãode Plotino, e durante seis anos devotou-se ao estudo do neoplatonismo.
Conta Eunápio que Porfírio, após haver estudado com Plotino, tomou horror ao próprio corpo e velejou para a Sicília, seguindo arota de Odisseu, e ficou em um promontório da ilha, sem se alimentar e evitando o caminho do homem; Plotino, que ou o estava seguindo ou recebeu informações sobre o jovem discípulo, foi até ele e oconvenceu com suas palavras, de modo que Porfírio voltou a reforçar seu corpo para sustentar sua alma.[1]
De volta à capital italiana, passou a lecionar e a organizar os trabalhos de Plotino (na época,já falecido), de modo a torná-los compreensíveis ao público.
Seu maior pupilo foi Jâmblico, com o qual diferiu acerca da teurgia. Em seus anos finais, Porfírio casou-se com Marcella, uma viúva desete filhos e estudante entusiasta de filosofia. Nada mais é sabido de sua vida e a data de sua morte é incerta.
[editar]Contribuição
Em sua obra Introductio in Praedicamenta (também conhecida como...
tracking img