Porcentagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PORCENTAGEM

A percentagem ou porcentagem é uma medida de razão com base 100. É um modo de expressar uma proporção ou uma relação entre 2 valores (um é a parte e o outro é o inteiro) a partir deuma fração cujo denominador é 100 , ou seja, é dividir um número por 100 (cem).
Significado
Dizer que algo é "70%" de uma loja, significa dizer que blusas é equivalente a 70 elementos em um conjuntouniverso de 100 elementos, ou seja, que a razão é a divisão:

 para 1.

Ou seja, a 0,7ª parte de 1, onde esse 1 representando o valor inteiro da fração, no caso, "loja".
Em determinados casos, ovalor máximo de uma percentagem é obrigatoriamente de 100%, tal qual ocorre na umidade relativa do ar. Em outros, contudo, o valor pode ultrapassar essa marca, como quando se refere a uma fração maiorque o valor (500% de x é igual a 5 vezes x).
Simbolo
Muitos acreditam que o símbolo "%" teria evoluído a partir da expressão matemática 
Porém, alguns documentos altamente antigos sugerem queo % evoluiu a partir da escrita da expressão latina "per centum", sendo conhecido em seu formato atual desde meados do século XVII. Apesar do nome latino, a criação do conceito de representar valores emrelação a uma centena é atribuída aos gregos.
*
Símbolo no século XV
 

Símbolo no século XVII 
*
Símbolo a partir do século XVIII
Segundo o historiador David Eugene Smith, o símboloseria originalmente escrito "per 100" ou "per c". Smith estudou um manuscrito anónimo de 1425, contendo um círculo por cima do "c". Com o tempo a palavra "per" acabaria por desaparecer e o "c" teriaevoluído para um segundo círculo.
Ponto percentual

Ponto percentual é o nome da unidade na qual pode ser expressa o valor absoluto da diferença entre quaisquer pares de porcentagens.
Por exemplo: seuma determinada taxa de juros cair de 24% ao ano para 12% ao ano, pode-se dizer que houve redução de 50% {[(valor inicial)-(valor final)]/(valor inicial)}, mas não que houve redução de 12%. Dizer...
tracking img