Porcelanato em pisos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Porcelanato em Pisos
O Porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico fabricado com tecnologia avançada. Diferencia-se dos demais revestimentos em função do seu processo de queima (alta temperatura), das matérias primas nobres que compõem a sua massa e também da absorção de água que é baixíssima, sendo < 0,1% para os porcelanatos técnicos e < 0,5% para os porcelanatos esmaltados. Este tipode revestimento cerâmico, que teve origem na Europa (Itália), começou a ganhar destaque no Brasil no começo da década de 90. O Porcelanato foi concebido para aplicação de pavimento, porém, devido a sua elevada qualidade técnica através de suas características, que permitem a utilização mais diversificada possível, como por exemplo: revestimento em fachada de edifícios, etc... . Sua tecnologiapossibilita a reprodução da beleza das pedras naturais, mas com características técnicas muito superiores.

ONDE UTILIZAR
O porcelanato, por ser um revestimento muito impermeável, e altamente resistente, pode ser usado em qualquer lugar da casa. Em lugares como banheiro e em áreas descobertas, prefira o acabamento bruto, por ser menos escorregadio. Internamente você ainda pode escolher peloacabamento fosco e pelo polido.

Abaixo exemplos de porcelanato e em qual ambiente usar:
Para áreas externas e internas pode ser usado o antiderrapante, que possui alto-relevo, proporcionando mais segurança ao ambiente.

Onde há áreas de trafego intenso ou comerciais (restaurantes, halls) é aconselhável o uso do Porcelanato Rústico-polido, que também proporciona mais segurança.

Se quisercolocar porcelanato perto da sua piscina ou na área externa, o mais indicado é o Porcelanato Rústico, que é antiderrapante a seco e a úmido.

Para áreas internas como, quartos, salas e cozinhas o ideal é o porcelanato esmaltado. Como o próprio nome já diz, ele possui a superfície esmaltada e designs diferenciados e cores vivas dando um ar de sofisticação ao lugar.

A versão mais famosa e usada doporcelanato é o Polido. É mais resistente, se conserva por vários anos sem manutenção alguma, possui um brilho único e em alguns lugares esta disponível em diversos tamanhos.

TIPOS DE PORCELANATO
Os porcelanatos podem ser agrupados em dois grandes grupos: o porcelanato técnico, e o porcelanato esmaltado.
Técnico: É aquele que recebe a decoração e a cor na própria massa através de corantes,corantes micronizados, sais solúveis, entre outros.
Esmaltado: É uma massa única que recebe sua cor através da esmaltação e decoração. Desta forma, todo material que contenha esmalte na superfície terá PEI, definido pelo fabricante, em conformidade com as Normas Técnicas.

ABNT NBR 15.463 - 19/02/07

Porcelanato Técnico = Absorção de água ≤ 0,10%
Porcelanato Esmaltado = Absorção de água ≤0,50%
Quanto mais baixo for o número de absorção de água, menor a porosidade e maior a resistência mecânica e à abrasão. Esse é o caso dos técnicos, divididos em dois grupos. “Nos semipolidos, ou acetinados, o processo não chega ao polimento completo, portanto não há brilho”, explica Lilian Lima Dias, do Centro Cerâmico do Brasil (CCB). Já os polidos trazem um brilho que oferece a sensação deamplitude, mas são mais escorregadios. Esse tipo tem maior suscetibilidade a manchas se comparado aos anteriores. “Em sua superfície pode existir microporosidade, que surge pela ação do polimento”, diz Eduardo Quinteiro, do CCB. Se a ideia for comprar uma peça rústica, tanto os técnicos quanto os esmaltados dispõem desse acabamento. “Ele oferece maior resistência ao escorregamento, mas dificulta alimpeza”, alerta Ana Paula Menegazzo, do CCB.
Existem porcelanatos nas mais variadas dimensões alguns exemplos são:
47x47cm, 45x45cm, 60x60cm, 80x80cm, 100x100cm, etc.

QUAL ARGAMASSA DEVO UTILIZAR?
O mais indicado é o uso de argamassa colante industrializada. As argamassas devem ser utilizadas de acordo com o ambiente e o produto a ser assentado.

Para porcelanatos, formatos grandes,...
tracking img