Populismo russo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1096 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Populismo Russo

O Populismo Russo foi um movimento complexo e controverso. Para compreendê-lo, precisamos analisar alguns aspectos da sociedade russa do século XIX e como estes aspectos se relacionavam com o que estava acontecendo no mundo naquele período. É o que faremos neste trabalho para tentarmos demonstrar os efeitos deste movimento para a história da Rússia e, porque não, dahumanidade.
Começamos por falar de 1848. Tal ano é chamado pelos historiadores de A Primavera dos Povos, pois foi quando desabrocharam revoluções em alguns países da Europa Ocidental nas quais os trabalhadores buscaram melhores condições de vida e direitos políticos – como o voto a todos os cidadãos homens. Estas revoluções foram duramente combatidas, e derrotadas, pelos governos de cada um dos países, oque causou uma grande decepção aos revolucionários. Importa saber quais foram as conseqüências desses acontecimentos para os russos.
Na Rússia não ocorreram revoluções desse tipo. O regime tsarista reprimiu todo e qualquer murmúrio que cogitasse da idéia de uma revolução, o que acabou gerando um efeito inverso do desejado, pois se os revolucionários russos, naquele momento, não tiveram arevolução que desejavam, também não sofreram a decepção pela derrota na mesma. Além disso, convenceram-se de que para mudarem a situação de seu país, definitivamente não poderiam esperar nada do Estado.
A Rússia do Século XIX é um dos países menos industrializados da Europa, mantendo ainda o feudalismo. O fato é que existiam, na sociedade russa, três setores, ou classes sociais, principais, segundo ohistoriador Isaiah Berlin: os aristocratas, classe dominante; uma grande massa de camponeses explorados; e entre essas duas classes opostas estavam os intelectuais russos que estamos estudando neste trabalho.
Estes intelectuais percebiam claramente a injustiça social de seu país e se indignavam com ela. Sentiam-se profundamente responsabilizados e culpados pela situação e achavam que precisavamfazer alguma coisa. Achavam que era deles a missão de libertar os camponeses das desigualdades sociais que lhes eram impostas. Esta forma de pensar, de criticar moralmente a sociedade é, nas palavras de Berlin, “a principal contribuição dos russos à mudança social no mundo”.
De fato, são esses intelectuais que constituirão o movimento radical chamado de Populismo. Era um movimento heterogêneo e nãotinha uma definição político-partidária. No entanto, o objetivo dos populistas era claro: promover a justiça e acabar com as desigualdades sociais existentes.
Havia também a certeza, por parte dos populistas, de que no campesinato, ou seja, na comunidade aldeã, estava a base para uma nova sociedade, mais justa e harmônica, afinal os camponeses ainda não haviam sido atingidos pela corrupçãoadvinda do capitalismo industrializado. Acreditavam nos pensamentos do filósofo francês Jacques Rousseau de que o homem é bom em sua essência, a sociedade é o que o corrompe.
Mas, além da busca pela justiça social e a esperança no campesinato, havia muitas divergências entre os populistas. A principal delas referia-se aos métodos que deveriam ser adotados pelos revolucionários na consecução de seusobjetivos, ou seja, como se chegar à sociedade sonhada?
Há um setor mais radical do movimento que via urgência na revolução. Achavam que independentemente dos métodos o que importava eram os fins. Pensavam então que o povo deveria ser forçado, se preciso fosse, a se revoltar. Pensavam em destruir o governo e depois conduzir o processo que levaria a sociedade a um mundo perfeito.
O outro setor,mais moderado, condenava esta postura. Herzen faz parte desta ala. Este pensador da geração dos anos de 1840/1850, não compartilha a idéia de um movimento violento, pois segundo ele, os objetivos são incertos e confusos. Não há a menor garantia para o sacrifício em troca de uma vaga felicidade no futuro. Para Herzen o povo deveria ser educado e conscientizado da necessidade da revolução. Era...
tracking img