O conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
É da relação do homem com o mundo que surgem o conhecimento e a compreensão da realidade; se não viveria submetido às leis da natureza como os outros animais.
Para Ruiz (2006, p. 90)“Conhecer e pensar colocam o universo a nosso alcance e lhe dão o sentido, finalidade e razão de ser. O homem é “o ser verdadeiro, o olho que vê o mundo”. Os animais só conhecem por via sensorial; ohomem conhece e pensa, elabora o material de seus conhecimentos.”

2 OS TIPOS DE CONHECIMENTO
O conhecimento da realidade apresenta diferentes formas de compreensão: conhecimento científico,filosófico, teológico e vulgar.
O conhecimento vulgar é o primeiro que acontece na história. Quando ainda não havia a educação formal, os nossos antepassados já cuidavam de sua plantação, faziam instrumentosque os ajudavam nas tarefas diárias, isto, sem nenhum estudo. É obtido ao acaso, baseado na experiência da vida cotidiana. É fruto de experiências repetidas, de simples transmissão de geração emgeração. Conforme Ruiz (2006, p. 94) “Todo o homem no decorrer da existência, vai acumulando conhecimentos daquilo que viu pessoalmente, daquilo que ouviu de terceiros; vai acumulando vivências, vaiinteriorizando as tradições da coletividade”.
Já o conhecimento científico, surge da necessidade e capacidade do homem em saber mais. É adquirido pela pesquisa e comprovação dela, não é definitivo, pois semprenovas pesquisas são feitas e derrubam teses anteriores, é real e lida com fatos. “Conhecer perfeitamente é conhecer pelas causas; saber cientificamente é ser capaz de demonstrar” (Ibid, p. 96).
Oconhecimento teológico é um conjunto de verdades aceitas pelos homens a partir da revelação divina. É o resultado da fé humana na existência de uma ou mais divindades. Segundo Lakatos; Marconi, (1992,p. 17), “este conhecimento apóia-se em doutrinas que contêm proposições sagradas (valorativas), por terem sido reveladas pelo sobrenatural (inspiracional), tais verdades são consideradas...
tracking img