popukação evangélica na america latina

2250 palavras 9 páginas
SETIAR
CRESCIMENTO DOS EVANGÉLICOS NA AMERICA LATINA

Países da América Latina Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
Dependências: Guiana Francesa e Porto Rico.
Foi publicado pela Latinobarômetro, 16.04.2014, relatório que trata sobre a atual situação da religião na América Latina. A pesquisa teve a colaboração de várias consultorias e ouviu 20.200 pessoas em 18 países da América Latina. Uma brevíssima análise dos dados publicados pode servir de alerta para a Igreja Evangélica Brasileira.

É revelador a aceleração do crescimento dos sem igreja, agnósticos ou ateus no Brasil nos últimos dez anos. Segundo o relatório, de 2003 a 2013, eles cresceram 120%, com atual índice de 11%. Neste mesmo período, os evangélicos cresceram 16,67%, com índice de 21% em 2013.

Permanecendo constantes estes índices de crescimento, em 10 anos, o Brasil terá uma população de sem igreja, agnósticos ou ateus maior que a população evangélica. Há uma nítida desaceleração do crescimento dos evangélicos no Brasil e secularização tomando força.

Aos que pensam que isto está longe de acontecer, basta olhar os nossos vizinhos Chile, Uruguai e Argentina. O Chile está em processo de secularização com 25% de ateus, agnósticos ou sem igreja. No Chile, o percentual de católicos caiu de 41% em 2010 para 27% em 2013. Enquanto os evangélicos são 13%.

O Uruguai está quase secularizado. Vejam os dados: 38% de sem igreja, ateus ou agnósticos; 41% de católicos e 8% de evangélicos.

Na Argentina os evangélicos são 7% contra 13% de sem igrejas, agnósticos e ateus.

Atualmente o Brasil está na quinta colocação entre os evangélicos na América Latina, ficando atrás de Guatemala, Honduras, Nicarágua e El Salvador. A Guatemala e Honduras são os países mais evangélicos da AL, com 40% cada um.

Relacionados