Popper & khun

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Introdução

Nesta ficha de trabalho tentarei abordar a temática do conhecimento científico. Em primeiro lugar a abordagem será no sentido de focar qual a sua importância para as ciências sociais e, posteriormente, será através das perspectivas epistemológicas de Karl Popper e Thomas Khun.
Do ponto de vista de Popper irei falar da forma como este autor crítica o positivismo e como a“falsicabilidade” pode caracterizar o conhecimento científico.
Do ponto de vista de Khun mostrarei como o paradigma se transforma ou alcança a revolução científica e, ainda, de que forma crise é um factor de progresso.
Através dum e doutro autor se tentará demostrar como opera a evolução do conhecimento científico.

2 Conhecimento Científico

As ciências sociais e humanas são constituídas por umconjunto de áreas que abrangem conhecimentos acerca do comportamento do Homem e da sua inserção na sociedade e tentam, de forma objectiva, estudar as estruturas sociais, as relações entre os indivíduos e entre os grupos.
O Homem precisa de conhecer o mundo para nele se poder orientar, se bem que o desejo de o dominar esteja também presente. Neste sentido desenvolve um modo de ver a realidade quenão é natural nem espontâneo, diferente do modo de ver natural do homem vulgar. A ciência é o resultado dessa atitude, e ela permite-lhe compreender, explicar e prever o desenrolar dos fenómenos. Através da ciência o homem acredita que conhece de facto a realidade, visto estar na posse de leis que regulam os fenómenos e que lhe dão a possibilidade de agir sobre essa mesma realidade, a fim de nelaproduzirem as transformações que julga necessárias. Conhecer as leis que se escondem por detrás dos fenómenos e que os regulam, saber que determinadas condições contribuem para que os fenómenos aconteçam, dá ao homem a crença de que pode alterar o curso dos fenómenos, mas para isso é preciso que a ciência disponha de meios para explicar o que acontece, o que aconteceu e o que acontecerá. Ser capazde saber, antecipadamente, o que vai suceder é o desejo de todo o ser humano, ser capaz de prever com alguma segurança o que ocorrerá é, não só um modo de saber o futuro, como agir hoje sobre o que hoje acontece e, deste modo alterar o futuro.
A ciência é, hoje em dia, o conhecimento que permite ao homem explicar recorrendo ao que antecedeu ao momento presente, compreendê-lo e prever o queacontecerá.

2.1 Função da Metodologia

Durante muito tempo considerou-se que a ciência era um conhecimento absolutamente exacto, portanto definitivo e irreformável. Contemporaneamente esta posição é posta em causa, quer nas ciências experimentais quer mesmo nas ciências exactas. Todo o processo de produção de conhecimento é aberto e sujeito a constantes revisões, todos os conhecimentoscientíficos são aproximados, assumindo a lei científica um carácter provisório.
Cabe à ciência responder às interrogações, problemas e questões colocadas pelo Homem sobre a realidade natural e social.
As leis científicas, ao estabelecerem relações necessárias entre os fenómenos, são o produto de todo um trabalho de investigação que se socorre de métodos e técnicas de investigação.
O método é um meio paraatingir um fim. O método é um esquema, um projecto de raciocínio previamente traçado para abordar um conjunto de fenómenos. É constituído por processos fundamentais, utilizados pelo pensamento, para atingir o conhecimento. É o rigor do método utilizado que permite distinguir o conhecimento cientifico de outro tipo de conhecimento.
O método implica o recurso a técnicas próprias, adequadas aoobjecto de estudo.

3 Desenvolvimento

3.1 Karl Popper

3.1.1 Posicionamento Face ao Positivismo

A epistemologia de Popper, que poderemos apelidar de convencionalista, apresenta-se como uma chamada de atenção para os limites da ciência e uma crítica ao dogmatismo positivista face à mesma. Nesta medida e, contrariamente, aos positivistas que sobrevalorizam a metodologia científica para...
tracking img