Ponto de ebulição‏

910 palavras 4 páginas
COLÉGIO SOUZA MARQUES
CURSO TÉCNICO EM ANÁLISES QUÍMICAS

QUÍMICA ORGÂNICA II

PONTO DE EBULIÇÃO

Por Welinton k. Garrido

Turma:21

Orientadora:

Prof.: Katia

Rio de Janeiro
Agosto de 2012

COLÉGIO SOUZA MARQUES

INTRODUÇÃO E PESQUISA

O ponto de ebulição ou temperatura de ebulição refere-se ao período de um processo onde um líquido está a sofrer mudança de fase reduzindo sua fração em estado líquido e aumentando sua fração em estado gasoso, dadas às condições limítrofes como pressão atmosférica e taxa de calor - de forma a mais rápida possível - geralmente de forma a observarem-se a formação rápida de bolhas de gás no interior do líquido que, emergindo à superfície, dispersam-se na fase gasosa. Usualmente "ponto de ebulição" refere-se também à temperatura (ou temperaturas) nas qual esta condição ocorre. De acordo com a definição IUPAC, ponto de ebulição é a temperatura na qual a pressão de vapor líquido iguala-se a pressão da atmosfera a qual se encontra submetido.
Para uma substância pura, os processos de ebulição ou de condensação ocorrem sempre a uma mesma temperatura, e esta se mantém constante durante todo o processo, ocorrendo o mesmo para os processos de fusão e ebulição de substâncias puras. Água pura - ao nível do mar - entra em ebulição a 100 graus celsius, e enquanto houver água em ebulição, a temperatura da água e do vapor formado permanecerão constantes ao longo de todo processo mesmo que considerável quantidade de energia esteja sendo fornecida ao sistema na forma de calor a fim de induzir a transformação.
Diferente do verificado para substâncias puras, na grande maioria das misturas de duas ou mais substâncias as temperaturas de ebulição e condensação não se mantêm constantes ao longo da transformação, variando do início até o final da mudança de estado. Verificam-se nestes casos que há também segregação de

Relacionados