Ponto de equilibrio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente artigo aborda a revisão teórica sobre a temática custo volume lucro relacionando-a ao mix de venda e a alavancagem operacional. Explorando demonstrar importância dessas analise, apresenta o estudo uma aplicação pratica da teoria apresentada. Os resultados encontrados demonstram a relevância da analise, pois permite ao gestor a segurançapara planejar e tomar decisões concernentes à gestão empresarial. Em relação à alavancagem operacional aborda este artigo o questionamento sobre o perfil do gestor, se conservador ou propenso ao risco. Verifica-se que de posse das informações de ponto de equilíbrio e alavancagem operacional, o gestor poderá definir metas de vendas, analise dacontinuidade ou descontinuidade de produtos assim como verificar o impacto no resultado mediante a volatilidade do mercado no que tange a aumento de custos e preços, podendo

PONTO DE EQUILIBRIO E GERAÇÃO DE LUCRO
Para Jiambalvo (2002), o ponto de equilíbrio é uma das principais ferramentas para a analise do custo volume lucro.
Define ainda Jiambalvo (2002), oponto de equilíbrio como sendo o numero de unidades que precisam ser vendidas para uma empresa atingir o equilíbrio, ou seja ter um resultado que não implique em lucro ou prejuízo mas sim um resultado zero.
A empresa deve gerar lucro operacional, antes das despesa financeiras e do imposto de redá, em nível suficiente para atender as necessidades e objetivos impostos pelo custode capital. Como as empresas bem sucedida conseguem esses resultado A resposta não é apenas pelo volume de vendas, mas também preservando uma parcela suficiente da receita de vendas como lucro operacional. O êxito sustentável de qualquer empresa depende da capacidade de produzir lucro operacional. Os gerentes devem conhecer as trilhas para o lucro operacional e evitar os desvios ao longo docaminho
O ponto de equilíbrio representa o nível de volume de vendas ou a receita necessária para que a empresa iguale os seus gastos totais ( Custos e Despesas). O ponto de equilíbrio poderá ser determinado tanto em quantidade quanto em receita total.
“Devemos ressaltar que o conceito de equilíbrio em Economia é similar ao conceito da Física, em que a situação de equilíbrio só sealtera se outro fator ocorrer, tirando o corpo da inércia inicial. Em vista disso, há quem aconselhe o uso da denominação Ponto de Ruptura – do inglês break-even-point.” (Bruni 2002, p. 246).
Os níveis de receita ou volume de vendas que estiverem acima do ponto de equilíbrio representam o lucro da empresa, assim como a receita e ou volume de vendas abaixo do ponto de equilíbriorepresentará perdas para a empresa.
A determinação da receita de equilíbrio pode ser obtida por meio de procedimentos gráficos ou aritméticos, devendo, entretanto Ter-se um sistema de custos que permita uma distinção adequada entre os gastos fixos e variáveis. Em outras palavras é necessário que haja a separação dos gastos variáveis “proporcionais” e os gastos fixos“Estruturais”.
ANALISE DO PONTO DE EQUILÍBRIO
O primeiro passo realizar a analise, será a determinação do ponto de equilíbrio ou a receita de equilíbrio. Nesta fase a gerência avaliará o desempenho atual da empresa em relação aos níveis operacionais “Lucro/Prejuízo” zero, alertando-se para as medidas corretivas que se fizerem necessárias.
Após definido o volume oua receita de vendas de equilíbrio, o gestor poderá visualizar o desempenho de sua empresa em relação a esse ponto e passará a buscar uma superação com o objetivo de atingir a maior margem possível, sendo este o principal objetivo das decisões que serão tomadas para proporcionar a empresa uma maior margem de segurança.
A analise do Ponto de Equilíbrio...
tracking img