Projeto ppp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Identificação da Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Felicidade, localizada na zona rural da cidade de Viamão. A escola foi fundada em 12/06/86. A escola atende alunos do primeiro ao nono ano. Nesta região há predomínio de famílias carentes e uma minoria de famílias de classe média baixa. Atualmente há um total de 189 alunos, sendo que deste total há temos aproximadamente de 1,6%de evasão e um índice de reprovação de 3%.
A escola possui um espaço físico que comporta 300 alunos, com acesso para cadeirantes, contamos com cinco salas de aula, uma biblioteca, sala de computação, direção, secretaria, sala de professores, sala de recurso, SOE, refeitório, dois banheiros, pátio coberto e descoberto, cancha de esporte, galpão, laboratório de ciências e matemática,brinquedoteca.
O corpo docente da escola é formado por cinco professores de área e cinco professores de series iniciais, uma diretora, uma orientadora e pedagoga. A escola possui uma servente, uma merendeira, uma auxiliar de secretária, um regente de banda, dois porteiros e uma bibliotecária.
A escola recebe recursos financeiros de duas fontes, a verba do repasse municipal, que é calculado quatro reais poraluno ao mês, esta verba e repassada para a conta do CPM semestralmente. A outra verba e o PDDE, o valor é de três mil reais, o repasse é feito anualmente o governo federal deposita na conta do CPM. Para receber ambas as verbas a escola necessita realizar plano de aplicação, que são elaborados pelo conselho escolar, sempre atendendo as necessidades da escola.
Coordenada pela equipe diretiva econselho escolar, com a participação de todos os seguimentos escolares da escola. As avaliações e entrega de notas são realizadas trimestralmente. O conselho de classe a partir deste ano é participativo, este visa uma avaliação diagnostica, buscando uma analise critica e reflexiva coletiva de ação pedagógica. A escola realiza os seguintes projetos: escola sustentável; gincana solidaria; teatro;banda marcial; hora do conto; jardim e horta; grêmio estudantil. Temos a sala de recurso, esta é polo para as outras escolas da redondeza, onde são atendidos alunos com alguma necessidade especial, o horário de atendimento e de segunda-feira a quinta-feira no turno da manhã.
A organização didático-curricular da escola é feita por séries, baseada no PPP da escola e plano de estudo, este elaboradoem 2005.


















2. Realidade da Escola
A escola esta inserida na zona rural do município de Viamão atende alunos do primeiro ao nono ano, a escola já adotou o regime de nove anos. Nesta região há predomínio de famílias carentes e uma minoria de famílias de classe média baixa. Atualmente temos um total de 189 alunos, deste total temos um percentual de evasão deaproximadamente de 1,6% e um índice de reprovação de 3%. Embora o índice de reprovação for baixo, realizamos reuniões mensalmente para tratar do assunto e sanar totalmente o problema. Contamos sempre com o apoio da mantenedora (SME) da escola, esta sempre a par do processo pedagógico e administrativo da escola, as visitas da assessoria são frequentes, sempre que a escola necessita da sua parceria pararesolver problemas, realizar atividades extraclasses, apoio pedagógico esta se faz presente. Atualmente a maior dificuldade que a temos é a falta de apoio do conselho tutelar do município, muitos problemas ficam sem solução, pois estes necessitam da atuação direta do órgão responsável, apesar das inúmeras tentativas da direção da escola para uma maior atuação, este não atente aos pedidos.Mensalmente são realizadas reuniões administrativas e pedagógicas, as pautas são variadas e de acordo com as necessidades do mês. Trimestralmente é realizada a reunião com os pais e responsáveis, a reunião é sempre marcada para o dia da entrega de avaliações, assim garantimos uma presença maior de pais e responsáveis na reunião. Apesar de a escola estar sempre aberta a receber a comunidade, a...
tracking img