Ponteiros basicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 54 (13313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIT 1

CONSCIENTIZAÇÃO


A finalidade do Inglês Instrumental é auxiliá-lo a “ler” em Inglês. Embora você possa ter pouco ou nenhum conhecimento desta língua, você já detém um número razoável de elementos facilitadores de compreensão de um texto escrito em qualquer língua, considerando que você já é um profundo conhecedor de, pelo menos uma: a materna. Em função disto, você domina ou temcondições de dominar, procedimentos que o auxiliarão na compreensão de um texto escrito. A estes procedimentos chamamos de READING STRATEGIES (ESTRATÉGIAS DE LEITURA).

♦ Por que ao lermos certos textos somos capazes de entendê-los com facilidade, enquanto que ao lermos outros, nossa compreensão é apenas parcial e ainda, em outros casos, os textos se afiguram como incompreensíveis?

♦ Seriaa compreensão, ou a falta de compreensão, inerente às informações contidas nos textos?

♦ Ou seria isto relacionado unicamente à habilidade, ou à falta de habilidade, dos leitores?



Lendo Sob Diferentes Perspectivas



Leia o texto cuidadosamente e depois responda as perguntas que o seguem.



Se os balões estourassem, não se ouviria o som, pois tudo ficaria muito distante doandar certo. Uma janela trancada também evitaria se ouvir o som, pois a maioria dos edifícios tendem a ser bem isolados. Sendo que a operação toda depende de corrente elétrica contínua, uma interrupção no meio do fio, também, poderia causar problemas. É claro que o indivíduo poderia gritar, mas a voz humana não é suficientemente forte para se ouvir longe assim. Um problema adicional é que umacorda do instrumento pode arrebentar. Neste caso, não haveria uma distância menor. Haveria, então, menos problemas acessíveis. Com um contato face a face, o número de coisas que poderiam não dar certo seria mínimo. (Bransford, 1979 – tradução)



a) – O texto lhe parece fácil ou difícil?

b) - O texto faz sentido, parece coerente?

c) - Se você fosse solicitado a escrever oudizer o que lembra deste texto, acha que lembraria de quase tudo ou de muito pouco?

d) – Existe algum termo ou expressão desconhecidos que prejudiquem sua compreensão?

Esquema: Como compreendermos Textos Escritos

♦ Um esquema é uma estrutura abstrata que representa a maneira como o conhecimento e a experiência estão organizados em nossa mente. ( Ex.: o campeão de caratê quebrou o blocode cimento).

♦ Quando lemos ativamos os nossos esquemas, caso o leitor deixe de ativa-los, o texto terá pouca ou nenhuma chance de fazer sentido para aquele leitor.

♦ Os textos em si são sempre incompletos: sem a ativação de componentes conceituais inerentes ao esquema e das relações entre eles, os textos são vistos como incoerentes e sem sentido.

♦ Se voltarmos ao texto apresentadopodemos, agora, perceber porque os leitores tendem a não compreende-lo quando o lêem sem a figura ou o título , mas o compreendem sem dificuldades quando o lêem acompanhado da figura ou do título.



Três Causas da Falta de Compreensão



a) – A compreensão não se realizará se o leitor não possuir esquemas relativos ao conteúdo do texto.

b) - Pode deixar de haver compreensão quando o leitorpossui esquemas pertinentes, mas por alguma razão, não os ativa.

c) - Pode haver falha de compreensão quando o leitor, por alguma razão, forma uma representação mental do texto diferente daquela que o autor teve a intenção de transmitir.



Conclusões



A não compreensão de um texto por parte do leitor pode ocorrer devida:



a) – as falhas contidas no próprio texto que nãoapresentam um número adequado de pistas para que o leitor possa ativar os esquemas necessários de forma a completar as informações não explícitas;

b) - ao próprio leitor que, durante a leitura, aborda o texto de forma ascendente exclusivamente, deixando de fazer uso de seus conhecimentos anteriores e/ou não se valendo de estratégias adequadas.



O significado dos textos não é a soma de suas...
tracking img