Ponte h

[pic]
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais











Relatório Projeto Assistido por Computador

























Belo Horizonte
2012Ponte H
(Análise do circuito e formas de onda. )



Trabalho apresentado ao curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações da Pontifícia Universidade Católicade Minas Gerais















Belo Horizonte
2012
INTRODUÇÃO

Este projeto se trata de analisar um circuito ponte H que tem como objetivo o acionamento de um motorDC, através do uso de 4 transistores como chave, usados alternadamente para mudar o sentido de rotação do motor.
Usaremos o programa System Vision inicialmente para explorar e obter a descriçãode componentes do circuito(VHDL ou SPICE) como transistor, diodo, motor e etc.
Após isso, iremos analisar as formas de onda nos componentes do circuito para descrever o seu funcionamento,usando os recursos do System Vision
DESENVOLVIMENTO

O nome ponte H é dado pela forma que assume o circuito quando montado. O circuito é construído com quatro "chaves" ( Q1-Q4 ) que são acionadas deforma alternada ( Q1 e Q4 ou Q2 e Q3). Para cada configuração de acionamento das chaves o motor gira em um sentido. As chaves Q1 e Q2 assim como as chaves Q3 e Q4 não podem ser ligadas ao mesmo tempopois podem gerar um curto circuito. Os transistores responsáveis pelo funcionamento de chave são alimentados por uma tensão V.
Para construção da ponte H pode ser utilizado qualquer tipo decomponente que simule uma chave liga-desliga nesse circuito foram utilizados transistores 2n3904. Outro característica da ponte H , é a colocação de diodos em paralelo com as "chaves", pois quando ocircuito cessa o fornecimento de corrente, o motor continua girando o que irá acarretar uma corrente de sentido inverso no circuito, fato que pode levar à queima dos transistores.
Os transistores...