Polival ncia do Profissional de Engenharia

831 palavras 4 páginas
ENGENHARIA, ANTROPOLOGIA E CULTURA

É de fundamental importância que o profissional de engenharia, de qualquer área que seja, possua a capacidade de pensar de forma polivalente, somando assim a sua capacidade científica e técnica a sua capacidade humana e ética, não só para solucionar problemas e desenvolver projetos, mas também para ser agente transformador dentro de seu contexto social. Dessa forma, o engenheiro deve apresentar uma postura crítica, que analise as situações não somente pelo viés tecnológico/científico, todavia considerando também os aspectos: culturais, ambientais, sociais, políticos com uma visão humana atendendo assim o que lhe é pedido.
Já que cultura é tudo é aquilo que homem produz através de sua inteligência, como um indivíduo inserido na sociedade, o engenheiro é também um “produtor cultural”,devemos esclarecer também que cultura e erudição são coisas distintas.
Como disse Neri de Paula Carneiro(2009)[1]

“No cotidiano das pessoas a palavra cultura nem sempre tem o mesmo significado que recebe no meio acadêmico ou científico. Se conversarmos com as pessoas na rua, em seus ambientes de trabalho veremos que elas se referem à cultura relacionando-a às artes, à literatura, à escolarização. Veremos que as pessoas dizem que arte é cultura, que elas se referem à cultura literária e até mencionam nomes de livros. É comum ouvirmos dizer que "fulano é muito culto" ao se referir a uma pessoa que frequentou escolas, graduou-se e é dedicado à leitura e ao estudo. Não vamos dizer que essas não sejam manifestações da cultura, mas também não podemos deixar de dizer que essa forma de conceber a cultura é uma manifestação cultural. A partir desse ponto de vista, que está presente no cotidiano da maioria das pessoas, a cultura aparece como algo "do outro", da pessoa ilustrada, do artista... raramente as pessoas se vêm como agentes da cultura, ou agentes culturais. De acordo com essa visão, a afirmação da cultura é a afirmação do "outro" e a negação do

Relacionados

  • governança corporativa
    110949 palavras | 444 páginas