Politraumatizados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRATÉGIAS E BOAS PRÁTICAS NA ENFERMAGEM FOCADAS NA SUSTENTABILIDADE







 ESTRATÉGIAS E BOAS PRÁTICAS NA ENFERMAGEM FOCADAS NA SUSTENTABILIDADE
Resumo
Sustentabilidade, gestão transparente, respeito ao meio ambiente, responsabilidade social e outros termos como esses, são conceitos que cada dia ganham mais importância no cenário empresarial, antes voltado muito mais ao aspectofinanceiro.  As organizações modernas percebem que a aplicação desses conceitos na filosofia da empresa não serve apenas como diferencial, mas sim como um fator determinante para sua sobrevivência num mercado que a cada dia cobra mais o papel social das organizações. A sustentabilidade na área da saúde ainda é um conceito novo e pouco discutido.  Entretanto, o negócio dessas instituições gera um grandeimpacto na sociedade nos três aspectos que norteiam a sustentabilidade: ambiental, econômico e social. 

Palavras-chave: sustentabilidade, Enfermagem, resíduos.

INTRODUÇÃO
Em discussão no mundo há 25 anos, o tema sustentabilidade começa a ser debatido também pelos serviços de saúde. No entanto, poucas instituições dessa área têm colocado essa discussão em prática. 
A definição maisconhecida do termo é a da década de 1980 e afirma que sustentabilidade significa “suprir as necessidades da geração presente, sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas”. Os especialistas no assunto afirmam que é preciso levar em conta três pilares quando se trata de sustentabilidade: o financeiro, o social e o ambiental. 
A evolução do conceito de desenvolvimentosustentável, como solução dos problemas ambientais e sociais derivados do progresso desenfreado, aconteceu de forma lenta. A consciência global, ou seja, a percepção do problema como de todos, é recente e exige atitudes positivas rumo à mudança. 
MATERIAL E MÉTODO
Foi realizada uma pesquisa de âmbito bibliográfico baseado em livros, na internet, em artigos, normas e resoluções, para se observar aspraticas exercidas pela enfermagem hospitalar voltadas para sustentabilidade.

JUSTIFICATIVA
Atender as necessidades institucionais, econômica, ambiental e social que o atual mercado exige, para se  manter um  crescimento tecnológico e da vida humano na terra, tendo como medidas práticas do dia a dia e de alta resolubilidade, causando impacto positivo no futuro da humanidade.

OBJETIVOS 
Analisaras atividades desenvolvidas em ambiente hospitalar preconizadas pela ANVISA com foco na contribuição da  enfermagem e suas ações para o boa pratica diária laborativa colaborando para a preservação do meio ambiente, segurança do paciente, diminuição dos risco inerentes à saúde hospitalar e ambiental e reduzir volume de resíduos perigosos e a incidência de acidentes ocupacionais.

REFERENCIALTEÓRICO
GERENCIAMENTO DE RESIDUOS DE SERVIÇOS DE SAUDE 
Os resíduos, quando não manejados de forma adequada, representam um risco, tanto ao ambiente, pela possibilidade de poluição do solo, dos lençóis de água subterrâneos e do ar, em decorrência da sua decomposição, quanto a saúde humana, pelos riscos de contaminação direta ou indireta, pois possuem características propicias a sobrevivência eproliferação de alguns animais que podem se tornar importantes focos de reservatórios de agentes causadores de doenças. 
Embora os RSS ocupem, entre os resíduos urbanos gerados, um pequeno percentual de produção, em relação ao total de resíduos gerados por uma comunidade (cerca de 2%), representam um importante aspecto na gestão de resíduos, pela possibilidade de contaminação do ambiente e derisco a saúde publica, pertencendo, parte de seu volume, aos resíduos classe 1, segundo a NBR 10004, principalmente em função de sua patogenicidade. Outras partes de sua composição entram nas demais classes. 
A partir de 05 de março de 2003, por definição da RDC33/03 da ANVISA ,os RSS passaram a ser classificados em cinco grupos ,separando-se os resíduos perfuro cortantes ,antes...
tracking img