Politicas publicas na informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

1 Introdução 3
2 A importância das políticas públicas na informática. 4
3 Conclusão 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9

1 Introdução

Atualmente, para uma pessoa estar presente no cenário brasileiro, ela deverá estar no mundo da internet. A internet hoje é um instrumento importante na vida da maioria dos brasileiros, mas para a minoria que é parcialmente excluída existe apolíticas públicas na área da informática, que é são basicamente os projetos de inclusão digital para todos.
O trabalho a apresentado comentará sobre as como foram criados, os tipos de políticas publicas existentes entre outros assuntos.

2 A importância das políticas públicas na informática.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais vão apontar para a necessidade da educação se posicionar na lutade frente contra as exclusões, contribuindo para a promoção e integração de todos os brasileiros, como prática efetiva.  Desde o segundo quarto do século XIX a civilização ocidental vem criando tecnologias na área de comunicação para agilizar o contato entre as pessoas, com a finalidade de superar o espaço e o tempo. Tivemos o telégrafo de Samuel F.B. Morse, em 1836, o telefone de AlexanderGraham Bell em 1838. Na segunda metade do século XX, convergindo interesses científicos e militares, foram feitos volumosos investimentos em pesquisa para agilizar o processamento, gerenciamento e automação de informações, que deu origem ao computador, e a Internet que é a união entre a telecomunicação e a informática (telemática). Com estas transformações está havendo uma significativa mudança navida econômica, política, social e cultural do século XXI, podendo-se afirmar que está sendo construída uma nova sociedade: a Sociedade da Informação.   Diante dos novos paradigmas que o atual contexto histórico mundial apresenta, o governo brasileiro fez um diagnóstico e um prognóstico da situação informacional brasileira, expressando sua preocupação sobre como universalizar o acesso aosserviços para a cidadania. Nesse documento são apresentados três grandes frentes para a universalização do acesso aos serviços da Internet: “educação pública”, “informação para a cidadania” e “serviços de acesso público à Internet”. Para que se atinjam esses objetivos que vão permitir um avanço econômico de nosso país, pois uma população pensante e participativa produz mais e gera maisriquezas, é preciso que se apliquem verbas para reformas da infra-estrutura física das escolas, no redirecionamento dos objetivos educacionais, na capacitação de professores. E  o desenvolvimento de novas metodologias apoiadas nas mídias trará sem dúvida grande impactos na formação educacional do cidadão do século XXI. 
Com relação à informação para a cidadania é preciso criar conteúdos quefacilitem a vida do cidadão. E os principais setores que poderão contribuir para isso são os setores de seguridade social, saúde e educação. Necessário se faz também o incentivo à montagem de pontos de acesso público à Internet: tele centros, quiosques, bibliotecas públicas, cybercafés, cabines públicas, etc.  A informática aplicada à educação no Brasil teve início, segundo Maria C. Moraes, no Semináriode Física em 1971 onde se discutiu o uso do computador, e criou-se a partir daí a SEI, Secretaria Especial de Informática, que tinha, dentre outras atribuições assessorar o Ministério da Educação e Cultura (MEC) no estabelecimento de política e diretrizes para a educação na área de informática. No ano de 1982 o MEC buscou criar mecanismos para fomentar pesquisas que estudassem o desenvolvimentode projetos nas áreas de capacitação de recursos humanos, de desenvolvimento de metodologia educacional apoiada nas novas tecnologias (computador e redes) e desenvolvimento de softwares educacionais.  O EDUCOM foi o primeiro projeto brasileiro de informática na educação e tinha como proposta fomentar a implantação experimental de centros-pilotos com infra-estruturas relevantes  para o...
tracking img