Politicas assistencia social suas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentação



A assistência Social tem sido vista como uma ação tradicionalmente paternalista e clientelista, com um caráter de “benesse”, transformando o usuário na condição de “assistido”, “favorecido” e nunca como cidadão, usuário de um serviço ao qual tem direito.

O mundo moderno em que vivemos hoje está fortemente marcado pelaglobalização, e pela má distribuição de renda que traz consigo suas contradições, desigualdades e vulnerabilidades social, resultando em falta de empregos cada vez maior, condições de vida sub-humana e famílias desestruturadas.

O presente projeto surgiu das observações pertinentes a Secretaria de Promoção Social de Diamantino/MT haja vista a construção de um novo modelo de AssistênciaSocial – SUAS um modelo de gestão descentralizada e participativa, que se constitui na regulação e organização no território nacional, tendo os serviços, programas, projetos e benefícios, o foco, prioritariamente na família e a necessidade dos Municípios Brasileiros se adequarem a essa nova realidade social.

Além de toda abordagem com relação à ação social, apresentaremos as consideraçõesfinais onde faremos uma análise geral de todo trabalho, com a preocupação de contribuir com apontamentos e propostas que coloquem o usuário que receberá os serviços da Assistência Social em primeiro lugar, ou seja, como merecedor de respeito e direitos, num verdadeiro processo de resgate a cidadania.













Justificativa



Foram realizados estágios supervisionados naSecretaria de Promoção Social de Diamantino/MT, no período de abril a junho de 2011. E etapas onde pudemos dar início ao processo de investigação na busca de conhecimento da instituição, e levantar pontos que poderiam sofrer intervenções das estagiárias de Serviço Social. A partir de experiências vivenciadas, verificamos a necessidade de se criar espaço onde a problemática diária do (a) usuário(a) pudesse ser discutida e refletida de maneira prática e objetiva, assim estamos elaborando o presente projeto de intervenção denominado “A política de Assistência Social em Diamantino, com a implementação do SUAS”.























Objetivos

O objetivo do plano de intervenção é a realização de uma análise da instituição, verificando quais ações poderão serimplementadas ou modificadas, na Secretaria de Promoção Social, pontuando situações observadas aos quais podem sofrer intervenções.



Objetivos:

Geral

Promover o Desenvolvimento Social visando a inclusão e a promoção a Cidadania, garantindo renda mínima de cidadania e assistência integral às famílias Diamantinenses, implementando o SUAS, com o objetivo de reestruturação e requalificação dosetor público.



Específicos

• Implementação do SUAS (Sistema Único da Assistência Social), uma vez que o sistema já está em execução à aproximadamente 06 anos;

• Assegurar em conformidade com a política de Proteção Social a inserção e acesso à Seguridade Social, como garantia de direitos e de condições dignas de vida.

• Garantir o acesso aos direitos socioassistenciais atodos os que deles necessitarem e para isso os serviços de proteção social básica sejam organizados de forma a garantir, aos seus usuários, o acesso ao conhecimento dos direitos socioassistenciais.

• Assegurar para cada projeto transparência nas normas e critérios, objetivos, padrões de qualidade de atendimento e indicadores de avaliação e resultados. Cada projeto será norteado por um planode trabalho, relatórios mensais e relatório anual;

• Incentivar a participação social através do incentivo ao desenvolvimento comunitário e a participação das famílias;

• Adequar à realidade sócio-econômica e cultural das comunidades com apoio à mobilização e organização comunitária, capacitação profissional/geração de trabalho e renda e educação sanitária/ambiental.

•...
tracking img