Politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2089 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MACAPÁ
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................
03
2 PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS COMO INSTRUMENTO BÁSICO DA ENFERMAGEM...........................................................................................
04
2.1 O saber da Enfermagem........................................................................
04
2.2 Aprática do saber de enfermagem........................................................
04
2.3 Princípios científicos no contexto da assistência, ensino e pesquisa de enfermagem............................................................................................
07
2.3.1 Princípios científicos no contexto da assistência de enfermagem.....
07
2.3.2 Princípios científicos no contexto doensino de enfermagem.............
09
2.3.3 Princípios científicos no contexto da pesquisa de enfermagem.........
09
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................
11
REFERÊNCIAS.............................................................................................
12














1 INTRODUÇÃO
Não há dúvidas de queinstrumentos básicos de enfermagem (IBE) preconizados por Wanda de Aguiar Horta, em sua concepção sobre as atividades das enfermeiras ao executarem os cuidados de enfermagem, constituem num enfoque atual e central da enfermagem.
Na enfermagem, esta palavra associada ao termo básico, refere-se ao conjunto de conhecimentos e habilidades fundamentais para o exercício das atividades profissionais. Estestermos tem como utilidade caracterizar alguns conhecimentos e habilidades como específicos no âmbito profissional e constitui parte importante do conteúdo programático.
Esse trabalho desenvolvido expõe o conceito sobre princípios científicos como instrumento básico de enfermagem, sendo uma caracterização de uma profissão e dada por um corpo de conhecimentos específicos que a instrumentaliza demodo a permitir seu desempenho com independência, competência e responsabilidade.











2 PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS COMO INSTRUMENTO BÁSICO DE ENFERMAGEM
2.1 O saber da Enfermagem
O saber específico da enfermagem desenvolveu-se historicamente em alguns momentos distintos. Até a década de 50, a prática de enfermagem baseava-se em ações intuitivas, caracterizando-se por suanão-cientificidade. Em 1959, publicou-se pela primeira vez um trabalho abordando como tema os princípios científicos aplicados à enfermagem, elaborado por educadores de enfermagem da Escola de Enfermagem de Washington. Estes princípios buscavam explicar e ampliar as ações de enfermagem, direcionando-as a tomadas de decisões mais adequadas. Uma grande diversidade de conhecimentos de outras ciências foitrazida para construir o corpo de conhecimentos próprios da Enfermagem. Assim, conhecimentos das ciências sociais, físicas e biológicas passaram a ser parte do saber da enfermagem, com especial participação das áreas de psicologia, sociologia, antropologia, química, física, anatomia, fisiologia e microbiologia; sendo os três últimos de maior importância inicialmente.
As técnicas de enfermagemobtiveram sua fundamentação científica nas chamadas ciências naturais (anatomia, microbiologia, fisiologia e patologia) e também nas ciências sociais, e, portanto, aproximaram-se do “saber médico”, incorporando também sua autoridade.
2.2 A prática do saber de Enfermagem
A prática deste saber era desenvolvida de forma fragmentada, com a concepção separada da execução. Os profissionais de enfermagem,atendentes e auxiliares, prestavam assistência ao paciente e informavam à enfermeira a evolução do mesmo de forma a subsidiá-la na elaboração do plano assistencial. Observa-se assim que o trabalho em equipe não se concretiza.
Esta prática obteve como resultado o domínio das técnicas de enfermagem pelos auxiliares e atendentes e consequentemente o questionamento de enfermeiro quanto às suas reais...
tracking img