Politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1108 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Guerra Mexicano-Americana
A Guerra Mexicano-Americana também chamada de Batalha de Veracruz, ocorreu entre 1846 e 1848 nos estados do Texas, Novo México, parte da Califórnia, México oriental e Cidade do México. Esta guerra teve enormes conseqüências para o futuro das nações envolvidas. Como resultado, os Estados Unidos ampliou seu território cerca de um quarto, enquanto México perdeuaproximadamente metade do seu. Na época, a guerra foi objeto de grande controvérsia moral dentro dos Estados Unidos.
A guerra Mexicano-Americana teve duas causas principais:
Primeiro, o desejo dos EUA de expandir todo o continente norte-americano para o Oceano Pacífico causando conflitos com todos os seus vizinhos. No ano de 1845 o atual presidente, Polk, fez renascer uma idéia chamada Destino Manifesto.Essa idéia se resume basicamente em tentar expandir o território americano. O problema era que a maioria dessas áreas que os Estados Unidos pretendia ocupar já haviam sido habitadas.O "destino manifesto" não significou necessariamente expansão violenta. Em ambos os 1835 e 1845, os Estados Unidos ofereceram para comprar Califórnia do México, por US$ 5 milhões e US$ 25 milhões, respectivamente. Ogoverno mexicano recusou a oportunidade de vender metade de seu país ao vizinho.
A segunda causa básica da guerra foi a Guerra de Independência do Texas.logo após o fim da guerra os Estados unidos anexou o estado a seu território mas o México não reconheceu a anexação e reivindicou a região, alegando que o Texas era um Estado mexicano rebelde. Mas apesar da forte pressão da opinião pública doMéxico para guerra, de início não houve resistência armada à anexação.A guerra só começaria com a tentativa dos Estados Unidos de expandir as fronteiras do território anexado para além dos limites do antigo Departamento de Tejas mexicano. A disputa política transformou-se num conflito militar aberto quando um destacamento do Exército dos Estados Unidos da América, sob comando de Zachary Taylor, invadiuo território ao sul do rio Nueces. Embora essa área não fizesse parte de Texas quando ainda era o Departamento de Tejas, parte do estado Mexicano de Coahuila y Tejas, os Estados Unidos reivindicavam essa terra para si. A pretensão baseava-se no tratado de Velasco, assinado por Antonio López de Santa Anna em 1836, em que concordava em recuar as tropas mexicanas para além do Rio Grande, cerca de 240km ao sul de Nueces. O entendimento dos Estados Unidos era que esse recuo estabelecia a nova fronteira do estado que se tornara de fato independente. México não compartilhava dessa leitura e não reconhecia a validade do tratado que fora firmado por Santa Anna enquanto prisioneiro dos Texanos e que o congresso mexicano se recusara a ratificar, negando que o signatário tivesse poderes para talacordo. Seguiu-se uma série de escaramuças que finalmente transformaram-se em guerra em plena escala.
A Guerra Mexicano-Americana foi um grande conflito convencional travado por exércitos tradicionais consistindo de cavalaria, infantaria e artilharia utilizando táticas estabelecidas em estilo europeu. Como as forças americanas penetraram no coração do México, algumas das forças de defesa recorreram atáticas de guerrilha para perseguir os invasores, mas estas forças irregulares não influenciar fortemente o resultado da guerra.
Em 9 de março de 1847, o general Scott desembarcou com um exército de 12.000 homens nas praias perto de Veracruz, mais importante porto oriental do México. A partir deste ponto, de março a agosto, Scott e Santa Anna lutaram uma série de sangrentas e duras batalhas dointerior em direção a costa da Cidade do México. As batalhas mais importantes desta campanha incluem as batalhas de: Cerro Gordo (18 de abril), Contreras (20 de agosto), Churubusco (20 de agosto), Molino del Rey (08 de setembro) e Chapultepec (13 de setembro). Finalmente, em 14 de setembro, o exército americano entrou na Cidade do México. A população da cidade ofereceu alguma resistência para os...
tracking img