Politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4768 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

A política é a arte de governar, de gerir o destino da cidade. Etimologicamente política vem de pólis (“cidade”, em grego).
Podemos entender a política como a luta pelo poder; sua conquista, sua manutenção e a sua expansão. Portanto, estudar a política é estudar, pensar sua conexão com o poder.
Poder e força
Podemos considerar o poder como a capacidade ou possibilidade de fazer com queindivíduos ou grupos hajam de acordo com a sua vontade. Para que alguém exerça poder é necessário que tenha força, entendida como instrumento para o exercício do poder (não devemos pensar apenas em força física. Nesse sentido comenta Gérard Lebrun: “Se,numa democracia, um partido tem peso político, é porque tem força para mobilizar um certo número de eleitores. Se um sindicato tem peso político, éporque tem força pra deflagrar uma greve. Assim, força não significa necessariamente a posse de meios violentos de coerção, mas de meios que me permitem influir no comportamento de outra pessoa. A força não é sempre (ou melhor, é rarissimamente) um revolver apontado para alguém; pode ser o charme de um ser amado, quando me extorque alguma decisão.Em suma, a força é a canalização da potência, é asua determinação).
Estado e poder
O Estado desde os tempos modernos vai se constituir na instituição, ou instância do exercício do poder político. Segundo Max Weber o Estado é a instituição que possui o monopólio legítimo da força.
O poder legítimo
Para que um estado consiga conservar-se precisa ser legítimo, ou seja, ter o consentimento daqueles que obedecem, já que, como vimos, o poderé uma relação (indivíduos ou grupos interferem na atividade de outros indivíduos ou grupos).
Democracia

Etimologicamente democracia significa governo do povo. Na Grécia tínhamos uma democracia direta (Aqueles que eram considerados cidadãos - mulheres, escravos e estrangeiros não eram cidadãos - iam a praça pública e decidiam os rumos da cidade). A nossa democracia é indireta ou representativa(escolhemos, mediante voto, representantes para nossas assembléias).
A institucionalização do poder
A idade moderna vai romper com a idéia que o poder emana (vem) de Deus. Em seu lugar dirão que o poder legítimo vem do pacto feito sob o consentimento dos indivíduos. A legitimação do poder se encontra no próprio povo que o instituiu. Nesse sentido, a partir da modernidade rompe-se com a idéia deque o poder é herdado. O poder, com isso, se torna um poder de direito, e sua legitimidade repousa no mandato popular. Essa mudança foi possível pela institucionalização do poder (quem governa é apenas depositário da soberania popular).
A institucionalização do poder instalada pelo liberalismo burguês se fez pela procura de limitar o poder absolutista. Com o iluminismo, expande-se a defesa doconstitucionalismo, entendido como a teoria e a prática dos limites do poder exercido pelo direito e pelas leis.
O exercício democrático
Segundo Marilena Chauí o conceito de democracia é constituído por três idéias:
● Conflito: Se lembrarmos que o exercício democrático deve conter vários discursos veremos que o conflito é inerente a ele, ou seja, as idéias devem ser discutidas, confrontadaspara se chegar a um consenso. A sociedade democrática deve trabalhar o conflito.
● Abertura: na democracia a informação deve circular livremente e a cultura não deve ser privilégio de poucos.

● Rotatividade: É permitir que todos os setores da sociedade possam ser representados, ou seja, não permitir que o poder na democracia privilegie somente um grupo ou classe.
Se admitirmos que na democraciadeve-se respeitar todas as expressões de pensamento, devemos, por isso, também, lembrar que podem surgir pensamentos contrários a própria democracia. Portanto, fortalecer a democracia é politizar as pessoas, para que possam sempre participantes e conscientes da coisa publica.


O PENSAMENTO POLÍTICO DE ARISTÓTELES (384-322 a. C)


Ética e Política

Qual o fim último que buscam os...
tracking img