Politica social para idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1598 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A POLÍTICA SOCIAL PARA O IDOSO
AÇÕES E BENEFÍCIOS EXECUTADOS COM PROGRAMA
DE APOIO A PESSOA IDOSA (API) E APOIO A PESSOA COM
DEFICIÊNCIA (APD) NO MUNICIPIO DE SAPEZAL-MT




SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 3

2 A POLÍTICA SOCIAL PARA O IDOSO.................................................................. 4

2.1 Ações e benefícios executados com programa de Apoio a Pessoa Idosa (API) e Apoio a Pessoa com Deficiência (APD) no município de Sapezal (MT).. 4

3 CONCLUSÃO ......................................................................................................... 7

4 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA............................................................................ 9
















1 INTRODUÇÃO

A Constituição Federal de 1988, a Política Nacional do Idoso, Estatuto do Idoso e a Política de Assistência Social, compõem a nova institucionalidade de proteção ao idoso no Brasil, todos estes conjuntos de leis, políticas e regulamentações, fortalecem a melhoria das condições de vida e de cidadania para esta parte da população que necessitade atenção constante e reconhecimento aos seus direitos.
A nova maneira de perceber a Assistência Social, que foi promulgada em 1988 através da Constituição Federal, ofereceu garantias e melhorias para as políticas públicas para: as crianças, idosos, pessoas com deficiência, famílias e pessoas vulneráveis economicamente e socialmente.
A lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) regida pela leifederal (nº 8742 de 07 de dezembro de 1993, conferiu ao serviço social, características bem diferentes das práticas assistencialistas e passou a ser analisada e divulgada com a diferente “política Pública” buscando propostas para as dificuldades de diferenças que a população convive em sua realidade.
A saúde, a previdência passaram a constituir a política de seguridade social, e que desta formaampliaram a cidadania e garantia de bens, serviços de direitos que devem ser usufruídos a quem necessitar deles.
As incertezas sociais podem ser minimizadas com políticas públicas, investindo os recursos devidos a quem lhes devem usufruir por direito. As organizações como: grupos de idosos fortalecem ainda mais a analise, a democracia representativa e demonstram força dos cidadãos que possuemdireitos, porém organizados e desta forma, manifestar com mais força seus direitos perante a sociedade.






2 A POLÍTICA SOCIAL PARA O IDOSO

2.1 Ações e benefícios executados com programa de Apoio a pessoa idosa (API) e Apoio a pessoa com deficiência (APD) no município de Sapezal (MT)

Observando o envelhecer como condição natural de todo o ser humano, porém com dignidade, qualidadede vida e respeito, torna-se necessário oportunizar espaços para que os idosos possam demonstrar seu valor na sociedade e que são merecedores de atenção para seus direitos, como também de atenção para as políticas públicas que fortaleçam ainda mais os mesmos. Direitos que estão garantidos na Constituição Federal de 1988, esclarecidos ainda mais na Política Nacional do Idoso, no Estatuto do Idoso,na Política de Assistência Social e outras legislações.
Partindo da realidade vivenciada pelos idosos e também por suas necessidades que o município de Sapezal, assim como outros do país, formaram os Grupos de Idosos. Em Sapezal, temos o “Grupo Conviver” que possuem no seu cadastro 105 idosos, porém em média há freqüência de 120 idosos.
Todos os encontros deste grupo acontecem no Centromultidisciplinar “Tereza Jarczeski”, todas as quintas feiras na parte da tarde, coordenados por uma equipe interdisciplinar.
O Grupo Conviver realiza diversas atividades, que são planejadas de acordo com as necessidades e recursos que são disponibilizados pelo: Município, Estado e União Federal.
Considerando o Co-financiamento do Estado, várias ações puderam ser executadas no Grupo Conviver em...
tracking img