Contabilidade introdutoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5906 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“ FATOS CONTÁBEIS E SEUS REGISTROS, LANÇAMENTOS CONTÁBEIS E BALANCETE.”






























“ FATOS CONTÁBEIS E SEUS REGISTROS, LANÇAMENTOS CONTÁBEIS E BALANCETE.”











Trabalho apresentado ao Curso Superior em Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.Para o tema: Fatos Contábeis, Plano de Contas e Livros Contábeis.
Orientador (a): Marcelo Resquetti Tarifa.


















SUMARIO.


Introdução 04
Fatos Contábeis
Atos Administrativos
Métodos das Partidas Dobradas
Lançamentos Contábeis
Livro Diário
Livro Razão
Balancete
Lançamentos no Livro Diário da Empresa PalmasTocantins e Serviços Especiais Ltda.
Lançamentos no Livro Razão da Empresa Palmas Tocantins e Serviços Especiais Ltda.
Balancete da Empresa Palmas Tocantins e Serviços Especiais Ltda.
Referências Bibliográficas















Introdução.


A Contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto noaspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os atos e fatos administrativos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas conseqüências na dinâmica financeira.


“... a Contabilidade é um instrumento que fornece o máximo de informaçoes úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa.”
Marion (2007 p.26-27).


Devido a instabilidade vivenciada pelas empresas, a contabilidade tornou-se no processo de planejamento um instrumento importante no auxílio das tomadas de decisões, antecipando as possíveis restrições e amenizando seus resultados, transformando-os em benefícios.

A proposição deste portfólio, é sem dúvida extremamente importante porque assevera a discussão sobre os atos efatos administrativos, bem como, suas diferenças e relações com a contabilidade; Reforça o entendimento do método das partidas dobradas; Promove a orientação sobre os lançamentos contábeis; Objetivamente, discute a obrigatoriedade e formalidades intrínsecas e extrínsecas do Livro Diário na empresa; Demonstra que o Livro Razão, é o detalhamento por conta e subconta dos lançamentos no Livro Diário daempresa e que o Balancete é um importante instrumento de verificação da saúde financeira da entidade para a tomada de decisões.


Alcançamos os objetivos do trabalho, fixar e assimilar o conteúdo sobre atos e fatos administrativos e livros contábeis, sob a égide do conhecimento e com a análise das diferentes correntes de pensamento contábil: Giuseppe Cerboni, que estabeleceu a divisãopara os fatos administrativos; Francisco D‘Áuria, que preliminarmente demonstra a distinção entre atos e




fatos administrativos; Rogério Pfaltzgraff, que demonstra que o patrimônio pode sofrer transformação e modificações entre tantas outras correntes teóricas.


Por fim coloca-se a importância da escrituração contábil na empresa como instrumentos imprescindíveis para a tomada dedecisões. A tarefa desenvolvida, com os lançamentos no Livro Diário, Livro Razão e a analise do Balancete, reafirma que a organização contábil é vital para o desenvolvimento da saúde financeira da organização.


Destarte, este trabalho acadêmico examina a evolução do pensamento, analisando os embasamentos legais que fundamentam a escrituração contábil.1 – Fatos Contábeis.


É importante compreender que os acontecimentos numa organização podem ou não alterar o seu patrimônio. Aos acontecimentos que alteram o patrimônio, denominamos de FATOS CONTÁBEIS. Portanto, Fato contábil é aquele que provoca modificação no Patrimônio da entidade, sendo, por isso, objeto de contabilização através...
tracking img