Politica ambiental no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Politica ambiental no Brasil
O tema Política e gestão ambiental no Brasil refere-se ao modo como, em retrospectiva, o Brasil, por meio de seus governos, vem tratando a questão ambiental através dosanos. O conceito de gestão está associado principalmente à atuação no tempo presente, associada a procedimentos operacionais, à administração e à aplicação das leis, regulamentos, indicadores,normas, planos e programas. Já o conceito de política pública está restrito a uma atividade especializada do Estado moderno.
A importância de tal questão já emerge na prevalência do nome do país, Brasil,em relação a outros, na maioria de cunho religioso, como por exemplo “Terra de Santa Cruz”, que foram dados à terra a ser colonizada por Portugal.
O nome Brasil é resultado direto da visãomercantilista de exploração das riquezas naturais do território, questão com a qual o país se debate até os dias atuais. De 1500 até o século XX são encontradas quatro importantes posturas do ocupante da terraem relação à questão da natureza:

a) o elogio retórico e laudatório do meio natural, indiferente e em certos momentos, conivente com a devastação;
b) o elogio à ação humana em uma dimensãoabstrata, em meio às consequencias destrutivas que resultam da colonização compulsória;
c) a crítica da destruição da natureza, com proposta de modernização urbano-industrial;
d) a crítica da destruição danatureza, com um modelo alternativo e autônomo de desenvolvimento nacional.
A dinâmica da política e gestão ambiental torna-se mais acelerada a partir de 1930, mudando constantemente e adotando umamescla das quatro noções citadas acima, com a adição de políticas regulatórias, estruturadoras e indutoras. Isso se deve principalmente à mudança da administração, que adotara um perfil centralizador,que, por sua vez implementa definitivamente a regulamentação ambiental.
Assim, mais três períodos podem ser considerados neste curto espaço de tempo dentro do século XX:

a) de 1930 a 1971, onde...
tracking img