Poliomielite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE É POLIOMIELITE?
A Poliomielite,geralmente chamada de polio,é uma infecção altamente contagiosa causada pelo poliovírus,em primeira porcentagem pequena de pessoas infectadas,o vírus ataca as células nervosas no cérebro ou na espinha dorsal,particulamente as células nervosas da espinha dorsal que controla os músculos envolvidos no movimento voluntários como caminhar.A destruição dessesneuronios causa paralisia permanente em um em cada 2oo casos(o presidente dos E.U.A FRANKLIN DELANO contraiu a doença em 1921 e precisou ultilizar a cadeira de rodas).
TRANSMISSÃO:
A infecção é transmitida por contato direto com particulas do vírus que são eliminados pela garganta ou pelas fezes.A doença foi erradicada virtualmente no emisferio Ocidental depois da introdução da vacina com vírusinativo em 1955 a vacina por via oral,com vírus atenudo em 1961 .A credita-se que a polio será erradicada mundialmente em breve, campanhas de vacinação tiveram sucesso em reduzir números de países onde a polio é endemica (onde acontece localmente).Em 1988,mais de 120 países tinham a poliovírusde forma endemica.Em 1998 50 países tinham a polio endemica e em 2002 ,só 6 países tiveram ainda infecçãocirculante localmente.
Hoje ,90% da polio endemica esta enserida dentro da Índia, Nigéria e Paquistão.Porem,em países em desenvolvimento,alguns individuos permanecem ainda sem vacinação,e o serviço de saúde público ineficientes e a higiene precária promovem a expanssão do vírus .Pessoas que viajam a estas áreas do mundo tem que ter a imunização em dia.
A polio só acontece em países desenvolvidoscomo uma complicação rara da imunisação com a vacina da polio com virus vivo ou atenuados.A poliomielite paralíltica causada pela vacina ficou mais rara recentemente porque países que erradicaram a polio estão trocando a vacina da polio atenuando para forma inativa,que nunca causa a doença.
PREVENÇÃO:
A poliomielite não tem tratamento específico. A doença deve ser evitada tanto através davacinação contra poliomielite como de medidas preventivas contra doenças transmitidas por contaminação fecal de água e alimentos. As más condições habitacionais, a higiene pessoal precária e o elevado número de crianças numa mesma habitação também são fatores que favorecem a transmissão da poliomielite. Logo, programas de saneamento básico são essenciais para a prevenção da doença. No Brasil, a vacina édada rotineiramente nos postos da rede municipal de saúde e durante as campanhas nacionais de vacinação. A vacina contra a poliomielite oral trivalente deve ser administrada aos dois, quatro e seis meses de vida. O primeiro reforço é feito aos 15 meses e o outro entre quatro e seis anos de idade. Também é necessário vacinar-se em todas as campanhas.

DIAGNÓSTICO:
1.57.1000 Diagnóstico..Laboratorial pode ser por
Isolamento do vírus - É feito a partir de amostras de fezes do caso ou de seus contatos (até o décimo quarto dia do início do déficit motor, devem ser coletada uma amostra de fezes em quantidade em torno de 4 a 8 gramas, o correspondente ao tamanho de um dedo polegar de adulto. As amostras deverão ser conservadas em freezer a -20 graus C até o momento do envio ao laboratóriode referência. Se não houver freezer, conservar em refrigerador comum de 4 a 8 graus C por no máximo 3 dias (jamais colocar as amostras no congelador do refrigerador).
O método de PCR (Polymerase Chain Reaction), introduzido no Brasil na década de 90 -Permite a amplificação da seqüência alvo do genoma viral, em pelo menos cem mil vezes em poucas horas, aumentando consideravelmente asensibilidade do diagnostico viral, permitindo a identificação do tipo e origem do vírus isolado. O sequenciamento dos nucleotídeos identifica a quantidade das mutações e recombinação do vírus derivado vacinal. Para ser considerado derivado vacinal este vírus precisa apresentar mutações m > ou = a 1% podendo adquirir neurovirulência provocando portanto doença. A sorologia deixou de ser feita no Brasil em...
tracking img