Polimeros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2290 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Educacional São Camilo – ES
Curso: Técnico em Química










POLÍMEROS SUPERABSORVENTES E AS FRALDAS DESCARTÁVEIS











Alunos do 3o módulo – Turma 05
Amanda Soares - 401047
Magno Frinhani - 401038
Patrícia Ventana - 401039
Thais Hosken – 401024












Cachoeiro de Itapemirim - ES
Junho/2012
Amanda Malvestido Soares
Magno FrinhaniPatrícia Eduardo Ventana
Thaís Silva Hosken














POLÍMEROS SUPERABSORVENTES E AS FRALDAS DESCARTÁVEIS










Trabalho de Conclusão de curso apresentado à coordenadoria do Curso Técnico em Química do Centro Educacional São Camilo –ES, orientado pela professora Roberta Albernaz, como requisito parcial para obtenção do título de Técnico em Química.



Cachoeiro de Itapemirim – ES
Em QuímicaJunho/2012

Centro Educacional São Camilo – Espírito Santo

Curso Técnico em Química



Amanda Malvestido Soares
Magno Frinhani
Patrícia Eduardo Ventana
Thaís Silva Hosken










POLÍMEROS SUPERABSORVENTES E ASFRALDAS DESCARTÁVEIS






Trabalho de Conclusãode Curso aprovado em __/__/__, para obtenção do título de Técnico em Química.





BANCA EXAMINADORA:

__________________________________

__________________________________

________________________________________

________________________________________


OBJETIVO:

Determinar através de experimentos o enorme poder deabsorção do poliacrilato de sódio, mostrando também que essa absorção varia de acordo com a quantidade de eletrólitos encontrados no liquido, uma vez que essa absorção é constituida por osmose, ou seja, movimento da água em diferentes concentrações de soluto.

















































INTRODUÇÃO:

A palavra polímero, deacordo com o Dicionário Online De Português, significa: “tipo de molécula formado quando duas ou mais moléculas chamadas monômeros se combinam umas com as outras. Um polímero pode conter milhares de monômeros.” Em outras palavras, polímeros são compostos químicos de elevada massa molecular, resultantes de reações químicas de polimerização.
O emprego atual de polímeros na vida diária é cada vez maissignificativo. Polímeros são macromoléculas de alta massa molar, formadas por unidades de moléculas menores, chamadas monômeros. Estes reagem por adição ou condensação, Produzindo polímeros com diferentes propriedades físicoquímicase mecânicas. Essas propriedades variam de acordo com a sua composição, método de preparação e processamento tecnológico (Mano e Mendes, 1999).
A versatilidade de usodos polímeros é muito grande, pois atualmente há uma enorme variedade desses materiais, com excelentes propriedades mecânicas, térmicas, óticas, elétricas, superabsorventes etc.
Os polímeros superabsorventes constituem uma classe de materiais que possui grande afinidade pela água. Os mais utilizados em nosso cotidiano são a poliacrilamida (PA), que absorve água por meio da formação de pontes dehidrogênio; e o poliacrilato de sódio (PAS), no qual o mecanismo de absorção é, primariamente, por osmose. A pressão osmóseosmótica faz que o poliacrilato de sódio absorva água para equilibrar a concentração de íons sódio dentro e fora do polímero. Considerando os diferentes mecanismos de absorção dos dois materiais, é possível observar que, experimentalmente, a poliacrilamida é muito menos sensívelao efeito das impurezas da água do que o poliacrilato de sódio, pois essencialmente forma pontes de hidrogênio com a água, facilitando a absorção e o intumescimento. A poliacrilamida foi testada como componente de absorventes e fraldas descartáveis, mas foi abandonada devido ao excessivo aumento de massa e volume dos materiais.
















POLIACRILATO DE SÓDIO

O...
tracking img