Polimeros condutores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ
DIRETORIA DOS CURSOS SUPERIORES
CURSO: ENGENHARIA DE MATERIAIS
TURMA: C3021TE
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL
POFESSORA: CÉLIO H. WATAYA

Equipe:
ALINE GONÇALVES DIAS (2007302039)
EMANUELLE CASSEB (2007302008)
NEREYDA QUEIRÓZ CAMPOS (2007302029)
TÂNIA MARA DEOLIVEIRA SENA (2007302009)
THIAGO AUGUSTO SOUZA MOREIRA (2007302010)

TEXTO
POLÍMEROS CONDUTORES

Belém
19 de junho de 2007
SUMÁRIO

- INTRODUÇÃO
-HISTÓRICO
-ESTRUTURA MOLECULAR
-APLICAÇÕES
-BIBLIOGRAFIA

INTRODUÇÃO

Seria complicado imaginar como a sociedade atual iria se comportar diante da ausência de um produto tão essencial como o plástico.
Diante de tal afirmação quetal algumas perguntas: como acondicionar produtos alimentícios, de higiene pessoal, de limpeza, insumos agrícolas; como produzir peças para automóveis, produtos eletroeletrônicos, utensílios hospitalares, levando em consideração a relação custo benefício?.
O termo plástico foi inventado na indústria, não representando assim um vocábulo da linguagem científica. Plástico deve ser entendidocomo um material, que pode ser modelado numa forma apropriada àquilo que se destina.
A maioria dos plásticos utilizados hoje em dia são polímeros, compostos formados pela reunião de muitas moléculas, que podem conter centenas ou milhares de átomos.
As propriedades dos polímeros são de real importância, pois eles são capazes de substituir metais, fibras naturais, couro. Um histórico sobretecnologia de polímeros evidenciaria, sem dúvida alguma, que uma das propriedades mais importantes destes materiais sintéticos é a capacidade de comportar-se como excelentes isolantes elétricos, tanto para altas freqüências quanto para voltagens. No entanto, nos últimos anos uma nova classe de polímeros orgânicos tem sido desenvolvida, cuja importância está relacionada à possibilidade de conduzireletricidade. Os membros desta nova classe de materiais, chamados de "metais sintéticos", possuem uma característica em comum: longos sistemas conjugados, ou seja, uma alternância de ligações simples e duplas ao longo da cadeia. O interesse evidente é combinar em um mesmo material as propriedades elétricas de um semicondutor ou metal com as vantagens de um polímero.

POLÍMEROS CONDUTORESDefinição de Polímeros:

A palavra polímero vem do grego poli (muitas) + mero (partes), e é exatamente isto, a repetição de muitas unidades (poli) de um tipo de composto químico (mero). E polimerização é o nome dado ao processo no qual as várias unidades de repetição (monômeros) reagem para gerar uma cadeia de polímero.
Denominam-se polímeros as moléculas muito grandes formadas por unidadesmoleculares que se repetem, denominadas monômeros.
A reação pela qual os monômeros se unem para formar o polímero recebe o nome de polimerização.
. Definições gerais para Polímeros:

a) Monômero

Composto químico cuja polimerização irá gerar uma cadeia de polímero.

b) Homopolímero

Macromolécula derivada de um único tipo de monômero.

c) Copolímero

Macromolécula contendo dois ou maistipos de monômeros em sua estrutura.

d) Termoplástico

Polímero que amolece e pode fluir quando aquecido. Quando resfriado ele endurece e mantém a forma que lhe é imposta. O aquecimento e o resfriamento podem ser repetidos muitas vezes.

e) Termofixo

Polímero que não pode ser dissolvido ou aquecido até altas temperaturas de forma a permitir deformação contínua. Os termoplásticos se tornamtermofixos através de crosslinks (ramificações).

f) Crosslink (ramificações)

Ligações químicas cruzadas entre cadeias de polímeros. Muitas cadeias podem se ligar uma nas outras formando uma rede de polímeros.

. Tipos de Polímeros

Existe no mercado uma grande quantidade de tipos de polímeros, derivados de diferentes compostos químicos. Cada polímero é mais indicado para uma ou mais...
tracking img