Policloreto de vinila

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1181 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A descoberta do PVC poli(cloreto de vinila) ocorreu em 1872, por um cientista chamado Baumann, que observou a formação de um pó branco ao expor um gás, o cloreto de vinila (VC), à ação dos raios solares durante vários meses em recipiente fechado. No entanto, foi somente em 1931, na Alemanha, que surgiu o interesse comercial por esta nova resina e consequentemente teve inicio a sua produçãoindustrial. O PVC não é um material como os outros. É o único material plástico que não é 100% originário do petróleo. O PVC contém, em peso, 57% de cloro (derivado do cloreto de sódio - sal de cozinha) e 43% de eteno (derivado do petróleo).

A principal matéria-prima do PVC é o sal marinho, um recurso natural renovável. A partir do sal marinho, pelo processo de eletrólise, obtém-se o cloro, sodacáustica e hidrogênio. A eletrólise é a reação química resultante da passagem de uma corrente elétrica por água salgada (salmoura). Assim se dá a obtenção do cloro, que representa 57% da resina de PVC produzida. O petróleo, que representa apenas 43% desta resina, passa por um caminho um pouco mais longo. O primeiro passo é uma destilação do óleo cru, obtendose aí a nafta leve. Esta passa, então, peloprocesso de craqueamento catalítico (quebra de moléculas grandes em moléculas menores com a ação de catalisadores para aceleração do processo), gerando-se o eteno. Tanto o cloro como o eteno estão na fase gasosa e eles reagem produzindo o DCE (dicloro etano). A partir do DCE, obtém-se o MVC (mono cloreto de vinila, unidade básica do polímero. O polímero é formado pela repetição da estruturamonomérica). As moléculas de MVC são submetidas ao processo de polimerização, ou seja, elas vão se ligando formando uma molécula muito maior, conhecida como PVC (policloreto de vinila), que é um pó muito fino, de cor branca, e totalmente inerte.

Leve (1,4 g/cm3), o que facilita seu manuseio e aplicação;
Resistente à ação de fungos, bactérias, insetos e roedores; Resistente à maioria dosreagentes químicos; Bom isolante térmico, elétrico e acústico; Sólido e resistente a choques; Impermeável a gases e líquidos; Resistente às intempéries (sol, chuva, vento e maresia); Durável: sua vida útil em construções é superior a 50 anos; Não propaga chamas: é auto-extinguível; Versátil e ambientalmente correto; Reciclável e reciclado; Fabricado com baixo consumo de energia.

AditivosExistem diversos aditivos que podem ser utilizados no preparo de um composto, tais como: estabilizantes, lubrificantes (internos e externos), plastificantes, auxiliares de processamento, cargas, pigmentos e outras substâncias com finalidades específicas como os agentes de expansão e os anti-estáticos. Dessa maneira, o PVC pode ter suas características alteradas dentro de um amplo espectro depropriedades, variando desde o rígido ao extremamente flexível, tornando-o o mais versátil dentre os polímeros termoplásticos.

Aditivos
Dentre os aditivos citados, sem dúvida aqueles que representam maior importância na indústria do PVC, são os plastificantes. Isso permite a sua adequação aos mais variados processos de moldagem, podendo ser injetado, extrudado, calandrado ou espalmado, dependendoda formulação utilizada e lhe confere excepcionais propriedades, dentre as quais podem ser citadas: transparência; brilho; impermeabilidade; etc . O PVC ainda permite reciclagem e pode ser fabricado com baixo consumo de energia.

Automóveis Tubos e conexões Produtos médico-hospitalares Janelas Pisos e revestimentos de paredes Brinquedos e artigos infláveis Artigos escolares Embalagens Evolução dos principais mercados das resinas de PVC:
1999 Tubos e Conexões Embalagens (filmes e frascos) Perfis para a construção civil 52,2 2000 52,5 2001 51,0 2002 51,2 2003 46,4 2004 44,4 2005 43,3 2006 44,2 2007 44,2 2008 47,5 2009 45,5

8,4

8,5

9,0

5,0

4,5

5,1

6,6

5,7

4,7

4,7

5,1

8,1

8,8

10,5

10,0

11,9

12,3

13,1

14,0

15,7...
tracking img