Parasitologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVO 5
3. DESENVOLVIMENTO 6
3. 1 Exame Parasitológico de Fezes 6
3.2 Alguns Parasitas de Importância Médica: 6
3.3 Diagnóstico 10
4. CONCLUSÃO......................................................................................................................13
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14INTRODUÇÃO


O exame parasitológico de fezes (EPF) tem como objetivo diagnosticar os parasitos intestinais, por meio da pesquisa das diferentes formas parasitárias que são eliminadas nas fezes.













































2. OBJETIVO




Este trabalho tem como objetivo nos informar sobre o exameparasitológico de fezes, promover a prestação de atenção segura, efetiva e esclarecida aos pacientes submetidos a exames e procedimentos diagnósticos.







































DESENVOLVIMENTO






3. 1 Exame Parasitológico de Fezes



No exame parasitológico são pesquisadas formas diversas de diversos parasitas que causamdoenças em humanos. Alguns parasitas observados no exame não causam doenças, porém devem ser relatados, pois refletem o contato do paciente com alimentos, água e outros contaminados e indicam uma maior possibilidade de infecção futura por outras parasitas.

Os indivíduos acometidos, por vezes, não sofrem de distúrbios importantes ou têm agravamento de situações mórbidas associadas; no entanto, emcertas oportunidades tais afecções causadas por protozoários ou helmintos são, por si sós, responsáveis por expressivas anormalidades dignas de adequadas medidas terapêuticas e instigadoras de corretas atitudes profiláticas. Para o diagnóstico dessas infecções parasitárias o exame das fezes é fundamental.
A coleta de fezes para exame parasitológico não possui muitas recomendações. A maisimportante delas é em caso de suspeita clinica: devem-se coletar várias amostras em dias alternados para se evitar o chamado período negativo.




3.2 Alguns Parasitas de Importância Médica:



• Giardia lamblia

A infecção por protozoários atinge, principalmente, a porção superior do intestino delgado. A infecção sintomática pode apresentar-se através de diarréia, acompanhada de dorabdominal.

É doença de distribuição universal. Epidemias podem ocorrer, principalmente, em instituições fechadas que atendam crianças, sendo os grupos etários mais acometidos menores de 5 anos e adultos entre 25 e 39 anos.
O diagnóstico laboratorial se faz pela identificação de cistos ou trofozoítos no exame direto de fezes ou identificação de trofozoítos no fluido duodenal, obtidoatravés de aspiração.




• Ascaris lumbricóides


Habitualmente, não causa sintomatologia, mas pode manifestar-se por dor abdominal, diarréia, náuseas e anorexia. Quando há grande número de vermes, pode ocorrer quadro de obstrução intestinal. Em virtude do ciclo pulmonar da larva, alguns pacientes apresentam manifestações pulmonares com broncoespasmo, hemoptise e pneumonite,caracterizando a síndrome de Löefler, que cursa com eosinofilia importante.
O Ascaris lumbricóides está entre os helmintos intestinais mais prevalentes em seres humanos.
A ascaridíase é causada pelo helminto Ascaris lumbricóides ou comumente chamado de lombriga. É transmitida pela ingestão dos ovos infectantes do parasita, procedentes do solo, água ou alimentos contaminados com fezes humanas. Oquadro clínico apenas não a distingue de outras verminoses, havendo, portanto, necessidade de confirmação do achado de ovos nos exames parasitológicos de fezes.



• Entamoeba hystolytica


É um protozoário que se apresenta em duas formas: cisto e trofozoíto. Esse parasito pode atuar como comensal ou provocar invasão de tecidos, originando, assim, as formas intestinal e extra-intestinal...
tracking img