Policia civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2950 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A violência da informação


Um dos traços marcantes da atualidade é o verdadeiramente despótico dainformação.A s novas condições tecnicas deveriam a ampliação do conhecimento do planeta. Toda via nas condições atuais essas técnicas são apropriadas por alguns Estados e por algumas empresas , aprofundando assim os processos de criação de desigualdades.

O que é trasnmitido à maioria dahumanidade é, de fato uma informação manipulada que, em lugar de esclarecer, confunde.

Há uma relação carnal entre o mundo da produção da notícia e o mundo da produção das coisas e das normas. A publicidade tem hoje uma penetração muito grande em todas as atividades. Antes havia uma incompatibilidade ética entre anuncia e exercer certas atividades, hoje , propaga-se tudo, e a própria politica é, emgrande parte, subordinada às suas regras.



A violência do dinheiro

A internaciomnalização do capital fianceiro amplia-se, recentemente, por várias razões. Na fase histórica atual, as megafirmas devem preocupar-se com o uso finaceiro do dinheiro que obtêm. As grandes empresas são ladeadas por empresas finaceiras.

Essas empresas financeiras das multinacionais utilixam em grande parte apoupança dos países em que se encontram.

O que seria poupança interna tranforma-se em poupança externa, pela qual os países recipiendários devem pagar juros extorsivos. O que sai do país como royalities, inteligencia comprada, pagamento de serviços ou remessa de lucros volta como crédito e dívida.

Nas condições atuais de economia internacional, o financeiro ganha uma espécie de autonomia.Por isso, a relação entre a finança e produção,entre o que agora se chama de economia real e o mundo da fiança dá lugar àquilo queMarx chamava de loucura especulativa, fundada no papel do dinheiroem estado puro. Este se torna o centro do mundo.

Se o dinheiro em estado puro se tornou despótico, isso se deve também ao fato de que tudo se torna valor de troca. A monetarização da vida cotidianaganhou, no mundo inteiro um enorme terreno.

Do imperalismo ao mundo de hoje

O capitalismo concorrencial buscou a unificação do planeta, mas apenas obteve uma unificação relativa, aprofundada sob o capitalismo monopolista graças aos progressos técnicos e possibilitando uma transição para a situação atual de neoliberalismo. Agora se pode falar numa vontade de unificação absoluta alicerçada natirania do dinheiro e da informação.

Em cada uma desse momentos, são diferentes as relações entre individuo e a sociedade, entre mercado e a solidariedade.

Ao longo da história passada do capitalismo, paralelamente à evolução das técnicas, ideia morais e filosóficas se difundem, assim como sua realização politica e jurídica, de modo que os costumes e leis buscavam realizar controle social econtrole sobre ações individuais, limitando a ação daqueles veteres que levariam eclosão de egoísmo, ao exercícios da força bruta e a desníveis sociais cada vez mais agudos.

Com a globalização, as técnicas se tornam mais eficazes, sua presença se confunde com o ecúmeno, seu encadeamento praticamente espontaneo se reforça e o seu uso escapa ao dominio da política e se torna subordinado ao mercado.Globalitarismos e totalitarismos

Nas condições atuais as ideias e ideologias se trensformam em situações , enquanto situações se tornam em si mesmas "ideias", "ideologias" e impregnam a ciência.Uma ciência cada vez mais redutora, mais distante da busca da "verdade". Desse conjunto de variaveis decorrem outras condições da vida comtemporânea, fundadas na matematização da existência.

Naesfera da sociabilidade, levantam-se utilitarismos como regra de vida mediante a exacerbação do consumo,dos narcisismos, do imeditatismo, do egoísmo, do abandono da solidariedade, com a implantação de uma éticapragmática individualista. é dessa forma que a sociedade aceitam dar adeus à generosidade, à solidariedade e se entorna ao reino do calculo e da competitividade.

São, essas condições para...
tracking img