Pojuca-ba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3077 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Emancipação do municipio de Pojuca
Emancipação do município de Pojuca.

Com sua emancipação em 29 de julho de 1913 Pojuca segue firme com o aumento lento mais crescente da população, na economia, saúde e educação.
O crescimento econômico desde outrora sempre foi visível, a produção da mandioca é de “30” a “50” mil sacas por ano e as produções se fazem crescente na plantação de folha de fumo,a horticulturas e a comercialização da madeira de lei, lenha e carvão. Além da extração de petróleo e gás natural. Em 1931 foi constituída a indústria de cerâmica ou Olaria de Central de propriedade do Sr. João da Costa Libório, posteriormente transformada Cerâmica Central.

Começam aparecer as maiores e principais construções. O prédio da prefeitura ou Paço Municipal no mesmo prédio, foramprestados homenagens na época aos srs. GóisCalmon e Carlos Pinto, discursando o engenheiro João Paim. Após este momento solene foram lançados as pedras fundamentais do futuro mercado municipal e o grupo escolar falando nessa ocasião o delegado escolar local Sr. Alcínio Camargo. No dia seguinte, inauguram-se as pontes do Pau D’Arco e Cajueiro fazendo o discurso oficial o Sr. Raimundo de Santanaintendente do município. Publicado no jornal “A Tarde” a 03 deabril de 1928.
Cria-se o espaço para a Coletoria Federal, cartório; casas comercias: alambique, padarias, farmácias. Contudo, sua iluminação no inicio da década de 20 é de querosene, nas casas usavam-se lampiões e candeeiros. Só no governo intendente de (prefeito) Raimundo Santana em 1927 a cidade passa a ter energia elétrica em seguida umcinema tão moderno quanto alguns de Salvador, naquela época.

A assistência médico-sanitária à população é prestada pelo posto médico da secretaria de saúde e de farmacêuticos conceituados na cidade; Em 1971 é inaugurada a primeira maternidade a rua J J Seabra.

Alguns cidadãos pojucanos das décadas de 20 a 60 deixaram marcas jamais esquecidas e que a geração têm lembranças como: Sóter Marquesera barbeiro, casado com D. Senhorazinha _ oficial de registro e óbitos “seu Sóter” – sacrificou grande parte de sua vida, dedicando-se a ensinar teatro. José Lemos de Santana, neto de Vicente Pereira Sant’Ana era natural de Purificação dos Campos hoje Irará, casado com D. LuizaMaria Sacerdote, seu pai Raimundo Sant’Ana, que ficou conhecido Bambanga o (prefeito) intendente do município de 1927 a1930, casado com D. Totônia SenhoraAtonia Lemos de Sant’Ana, que escreveu vários livros dos quais retratou lembranças da sua cidade natal Pojuca. "Bambangas".
Professora Emília Lago Trindade diretora do grupo escolar masculino na década de 20, muito respeitada por grandes e pequenos moradores da Vila, em 1994. Faz-se homenagem dando o nome da Escola de Educação Infantil Emilia Trindade. Outrosnomes de famílias tradicionais pojucanos merecem destaque nomes que se misturam para formar novos cidadãos pojucanos como; Bomfim, Siqueira, Bastos, Guimarães,Libório, Abreu, Improta, Trinchão, Teixeira, Pereira, Aragão, Baraúna, Barbosa, Valverde, Leite, Liger, Ibrahim, Simões, Marins, Nogueira, Alves, Santos, Souza, Dias, Jesus, ...

O município sempre realizou com brilhantismo os festejosreligiosos, folclóricos e efemérides em especial ao aniversário da cidade a depender o prefeito. Uma grande festa que ficou na memória dos que viveu naquela época e nas lembranças dos que ouviram falar quando da emancipação do município de Pojuca em 29 de julho de 1913. Já existia antes da Vila de Pojuca que passa de distrito para município. A festa conta com banda de músicos da Sociedade Recreativa LiraJovial ou abreviadamente Lira jovial; atual Filarmônica. Que no dia D estava lá tocando alegremente para os pojucanos, com grandes números de figurantes, os músicos tocavam: dobrados, valsas, marchas, etc. e com outras bandas de municípios vizinhas como: Alagoinhas, “banda Ceciliana”. º Corpo da Policia de Salvador. A festa acontece com a participação de políticos do estado e a população...
tracking img